Um incêndio criminoso em um estúdio de animação na cidade de Kyoto, no oeste do Japão, deixou 33 mortos nesta quinta-feira (18). Segundo a polícia, um homem espalhou o que aparentava ser gasolina dentro do estúdio Kyoto Animation e incendiou o prédio. Durante a ação, ele teria gritado: “Morram”.
De acordo com as autoridades cerca de 70 pessoas, empregados do estúdio em sua maioria, estavam no local quando o fogo teve início. Bombeiros de Kyoto disseram que 37 pessoas foram levadas para vários hospitais, das quais dez em estado grave.
Testemunhas disseram que as chamas se espalharam rapidamente e ainda não se sabe quantas pessoas conseguiram deixar imóvel ilesas.
O autor do ataque, de 41 anos, foi levado sob custódia para um hospital. As autoridades ainda não sabem o que teria motivado a ação, e nem se ele teria algum vínculo com a empresa.
A Kyoto Animation, mais conhecida como KyoAni, produz desenhos animados, cria personagens e concebe produtos derivados de suas séries inspiradas de mangás japoneses famosos. Entre suas produções estão “K-ON!”, “A Melancolia de Haruhi Suzumiya” e ” “Lucky Star”. Embora a companhia não seja muito conhecida internacionalmente, ela foi responsável por um trabalho secundário de animação utilizado em “Pokemon” e “Winnie the Pooh”. O tradicional estúdio japonês criado em 1981 tem cerca de 160 funcionários. (Com informações Agência Brasil e G1)



