26.9 C
Orlando
domingo, outubro 26, 2025

Dicas para controlar o nervosismo – na revista Facebrasil 71

por Rodrigo Padilha

Sabe aquela prova, entrevista ou reunião que você tem que fazer, importantíssima para a sua carreira, só que na hora dá um branco ou aquele nervoso incontrolável? Pois é, isso acontece com todo mundo, mas hoje você vai entender o que acontece de fato e descobrir como fazer para ter controle sobre isso. No livro “Ansiedade – como enfrentar o mal do século”, do psiquiatra Augusto Cury, o autor fala sobre a ansiedade (claro!) e cita o termo “janelas mentais”, que são separadas em três tipos: Neutra, Light e Killer. Ele explica que essas janelas se abrem quando você passa por alguma situação em que um ou mais dos seus sentidos (visão, olfato, paladar, audição ou tato) aciona(m) alguma lembrança. Vou falar um pouco sobre cada uma para exemplificar melhor.

Neutra: é onde são armazenados 90% da nossa memória, composta por pensamentos neutros, que não carregam emoção, como número de telefone, endereços, nome de lojas ou de ruas etc.

Light: é uma palavra em inglês, e a tradução é algo como “leve”. É onde armazenamos emoções boas, como cheiro de perfume que remete a alguém ou um tempero que lembre a comida da sua avó, por exemplo. Enfim, é o que desperta prazer.

Killer: também é um termo em inglês, que significa “assassino”, e é onde armazenamos as situações traumáticas da vida. É chamada assim porque, quando ativada, desperta sensações como nojo, medo, angústia, nervosismo, que, de pouco em pouco, vão nos “matando”, nos destruindo por dentro e não nos permitem ter raciocínios lógicos e racionais (advindos das outras janelas), apenas emocionais. É essa janela Killer que se abre quando vocês vão fazer uma entrevista de emprego, reunião crucial, prova importante, por exemplo. Não só pela insegurança pessoal que bate às vezes, mas por todas as coisas ruins que outras pessoas ao seu redor falam. Frases como “é muito difícil passar”, “apenas uma porcentagem muita baixa consegue esse emprego”, “fulano é um carrasco tirano” ficam armazenadas na sua memória e atacam justamente no momento em que você mais precisa de foco e positividade. Portanto, é fundamental que se aprenda a dominar a janela Killer, conseguindo fechá-la quando quiser. Só saber como ela funciona, como expliquei acima, já ajuda muito. A conscientização é fundamental, mas é preciso mais. É preciso começar a mapear as situações em que ela é aberta, ou seja, saber qual é o gatilho mental que ativa esse bloqueio que faz você não conseguir agir com racionalidade. Tendo essa consciência, fica mais fácil “domar” e reprimir a janela Killer.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »