23.1 C
Orlando
domingo, outubro 26, 2025

Você sabe cuidar da sua linguagem corporal? – na revista Facebrasil 69

por Gisele Maia

Em nosso dia a dia, a linguagem corporal está sempre presente, demonstrando o que queremos e até o que não queremos contar para outras pessoas. Imagine a seguinte situação: você pergunta a um amigo se está tudo bem e ele responde que está muito feliz, porém, diz isso com um semblante triste e ombros caídos. Você acreditará no que ouviu ou no que viu? Pois é, essa tal de linguagem corporal é mesmo reveladora. Mas fique tranquilo: tomando alguns cuidados, é possível fazer com que ela trabalhe a seu favor. Veja as dicas mais importantes para que seu corpo emita mensagens positivas sobre você:

Postura

A maneira de você se sentar pode passar uma impressão positiva ou negativa. Imagine alguém, numa reunião de trabalho ou na casa de outra pessoa com quem não tem tanta intimidade, que se senta de maneira “torta”, ou seja, tombando para um dos lados, ou se “esparramando” de tal forma que parece que quer se deitar. Agora imagine alguém que se senta com as costas retas e a cabeça erguida. Qual dos dois está passando uma imagem de respeito e atenção?

Olhar

Uma das formas de demonstrar falta de atenção e educação é desviar o olhar enquanto uma pessoa fala com você. Imediatamente é passada a informação de que você não está interessado na conversa ou que é alguém muito tímido. Girar os olhos para cima ou para o lado envia a mensagem de que o interlocutor é chato e que o encontro está sendo entediante. Olhe sempre diretamente nos olhos de quem fala. Isso passará a informação de que você é uma pessoa atenciosa e segura.

Aperto de mãos

Se você estende a mão e cumprimenta de maneira fraca ou rápida, passa a sensação de ser frio ou tímido. Um aperto de mão deve ser firme, para passar confiança e respeito, mas não confunda firmeza com força excessiva. Há homens que parecem querer espremer a mão da outra pessoa – nesse caso, passará a ideia de ser alguém dominante ou até agressivo.

Tocar o rosto

Sem perceber, tocamos nosso rosto várias vezes durante uma conversa, mas é algo que devemos evitar, especialmente numa reunião de trabalho. Colocar a mão na testa passará a impressão de que você está decepcionado ou até chocado com o que está ouvindo. A mão no nariz passa a mensagem de que está mentindo ou que não tem certeza do que está afirmando. A mão no queixo dá a impressão que você está julgando o outro ou de que não está convencido do que está ouvindo.

Braços

Ficar com os braços cruzados durante uma conversa passa a mensagem de que a pessoa está irritada ou receosa.

Sorriso

Aquele sorriso de canto de boca e rápido demonstra que não é sincero ou que a pessoa é tímida. Se for sorrir, faça-o de maneira intensa. Isso transmitirá uma sensação de que você é confiante e amável.

Mover os dedos e pés

Alguém que mexe constantemente os dedos das mãos e bate os pés passa a mensagem de que está ansioso ou com pressa para que a conversa termine.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »