21.3 C
Orlando
sábado, outubro 25, 2025

Você é um procrastinador? – na revista Facebrasil 113

por Adriana Marques

Imagine a seguinte situação: você tem um projeto que é realmente importante e deveria se concentrar em finalizá-lo. No entanto, uma variedade enorme de desculpas surgem no meio do caminho para justificar o porquê das coisas não acontecerem como deveriam  falta de tempo, informações insuficientes, pessoas que não cooperam, dificuldade em obter apoio… e por aí vai. 

Além disso, existe um efeito na procrastinação. Mesmo quando você finalmente completa uma tarefa, mais cinco aparecem na sua frente. Não importa o quanto você tente, parece que há um ciclo interminável de coisas para serem feitas. 

Independentemente do “porquê”, nos deparamos com aqueles momentos em que deixamos para depois o que poderia ser feito no momento. Para a maioria de nós, isso acontece de vez em quando, mas em alguns casos, a procrastinação é um impedimento para se ter uma vida feliz e bem sucedida. 

Não é tão complexo mas é desafiador parar de procrastinar. Na verdade, tudo o que você tem que fazer é adotar hábitos utilizados por pessoas de sucesso e torná-los parte da sua rotina. Embora as pessoas de sucesso muitas vezes tenham os mesmos medos e limitações que você, elas são capazes de tomar decisões e agir de forma consistente porque “treinaram” a si mesmas para fazer isso.

Você pode prever e vivenciar todo o sucesso (ou fracasso) na sua vida pelos hábitos que tem. O que você faz no seu dia a dia determina em grande parte o que irá conseguir realizar. 

Os hábitos são a base da nossa rotina. Acordamos de manhã e seguimos um padrão pré-definido: tomar banho, arrumar a cama, vestir-se, tomar o café da manhã, escovar os dentes, ir para o trabalho, conduzir o dia, voltar para casa, jantar, cuidar dos afazeres domésticos, se preparar para o dia seguinte e dormir.

Alguns de nós optamos por adotar hábitos de auto aperfeiçoamento: estabelecer metas, ter uma alimentação saudável, ler livros, trabalhar em projetos importantes e ignorar distrações e desperdícios. 

Outros escolhem hábitos autodestrutivos: fazer o mínimo possível, viver em redes sociais, assistir televisão ou programas de baixa qualidade por horas, comer “fast food” e culpar os outros por seus fracassos na vida. 

A verdade é que os hábitos podem ser positivos ou negativos. Eles definem quem somos, o que fazemos e o que podemos realizar na vida. O interessante é que todo hábito se forma a partir do mesmo modelo. Depois de aprender como isso funciona, é possível adaptá-lo, sem mistérios, a qualquer nova rotina e segui-lo de forma consistente. 

Digamos que você queira se exercitar por 30 minutos todos os dias. Você poderia criar este hábito através de um método simples: 

  1. Defina um determinado período por dia ou frequência semanal para este hábito; 
  2. Crie um lembrete para treinar esse hábito em um horário específico;
  3. Comece com uma implementação mais simples que aquela desejada como, por exemplo, se exercitar por 10 minutos ao invés 30;
  4. Seja fiel a este hábito e garanta sua execução todos os dias;
  5. Tenha um plano para aqueles dias em que você NÃO está com vontade de se exercitar;
  6. Aumente gradualmente seus esforços até que esteja se exercitando consistentemente por 30 minutos todos os dias. 

Tanto os bons quanto os maus hábitos foram formados através da repetição. Em algum momento de sua vida, você desenvolveu o hábito de procrastinação, pois isso lhe trouxe, no curto prazo, uma recompensa imediata (fosse a tranquilidade, o relaxamento, a despreocupação ou qualquer outra sensação boa). 

O que você precisa aprender agora é vivenciar o sentimento de “não querer fazer no momento” e agir apesar dele. 

Sempre que você tenta fazer algo que não faz parte da sua rotina diária, é necessária uma dose de esforço. Especialmente se a tarefa for desagradável. 

Implementando o método acima, você vai descobrir que, quando uma tarefa difícil passa a ser um hábito, torna-se natural executá-la. Você vai fazer sem pensar  como escovar os dentes, tomar banho e dirigir seu carro. 

Tudo que você precisa é adotar um modelo que lhe ajude a transformar qualquer tarefa em um processo diário. A forma mais simples de eliminar a procrastinação é não lutar contra ela. 

Comece simples, faça o que está em suas mãos. Não tente mudar todos os seus hábitos de uma única vez. Adote, aos poucos, boas rotinas que beneficiem a sua vida. Você vai ver, em pouquíssimo tempo, uma mudança incrível no seu nível de realização e felicidade!

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »