Vai viajar ? O segredo para não se aborrecer é o planejamento !

0
158

Viajar a passeio é sempre bom, mas, não raramente, algumas pessoas acabam tendo enormes aborrecimentos por situações que poderiam ser facilmente resolvidas se houvesse o famoso planejamento dos detalhes. Acredite, não é possível se livrar de todos os problemas típicos de viagem, mas dá para se livrar de quase todos, seguindo algumas dicas.

Dica 1 – Carregador de celular

Atualmente, não vivemos sem esse aparelhinho, por isso, antes de viajar, especialmente se for para outro país, lembre-se de comprar um carregador universal, pois existem vários padrões diferentes de tomadas pelo mundo.

Dica 2 – Documentos pessoais e vacinação

Pode parecer absurdo, mas muita gente perde um voo ou tem problemas durante uma viagem porque não checaram coisas básicas relacionadas à documentação, como a validade do passaporte e vistos.  Vai viajar para outro país? Certifique-se com antecedência de que toda documentação está em dia. Há países em que é preciso tomar algumas vacinas, por isso, bem antes de embarcar se informe sobre elas. Ainda sobre documentos, uma ótima dica é ter uma cópia autenticada de todos e levá-los nas viagens. Deixe os originais em um local e as cópias em outro.

Dica 3 – Roupas na bagagem de mão

Ninguém quer que malas sejam extraviadas, mas se isso ocorrer, é preciso estar precavido. A sugestão é levar duas trocas de roupa na bagagem de mão para não passar por apertos, até o problema ser resolvido.

Dica 4 – Remédios

Não se esqueça de levar seus remédios de uso rotineiro ou aqueles comuns para dor de cabeça, febre etc., pois, dependendo do local, pode não ser tão fácil comprar um medicamento, especialmente se precisar de receita.

Dica 5 – Dinheiro local

Apesar do dólar e do cartão de crédito serem aceitos em quase todo lugar, em algumas ocasiões, pode ser que você precise do dinheiro local, para pagar um táxi, por exemplo. Por isso, faça o câmbio antes da viagem para que caso surja algo assim, você não seja pego desprevenido.

Dica 6 – Roupas

Tem gente que leva horas ou até mesmo dias, escolhendo as roupas que quer levar. A primeira dica nesse quesito é não levar nada “contado”, mas também não levar quase o guarda-roupa todo. Veja o número de dias que vai durar a viagem e faça um cálculo do que vai precisar e os tipos de roupa adequados aos passeios que pretende fazer durante a viagem. Outro ponto muito importante é se atentar ao clima do local,  na época em que vai viajar.

Dica 7 – Costumes locais

Busque o máximo de informações sobre os costumes locais do país que vai visitar, pois até mesmo coisas simples, como falar alto, cutucar alguém, apontar, fumar ou beber na rua não são bem vistos em alguns países e podem gerar aborrecimentos e até mesmo problemas com as leis, dependendo do que foi feito. No Japão, por exemplo, é falta grave de educação não tirar os sapatos ao entrar em uma casa ou até mesmo em alguns estabelecimentos públicos.