O surpreendente filme ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ desponta nas premiações do cinema. Depois de arrematar prêmios no Globo de Ouro, no Sindicato de Produtores (PGA) de Hollywood e no Critic’s Choice Awards, se destacou na maior premiação do cinema — foi o grande vencedor do Oscar 2023, com sete estatuetas.
O longa dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert, ganhou na categoria mais importante, a de melhor filme, e também: melhor direção para a dupla de cineastas, melhor atriz para Michelle Yeoh, melhor ator coadjuvante para Ke Huy Quan, melhor atriz coadjuvante para Jamie Lee Curtis, melhor roteiro original e melhor edição.
A protagonista Michelle Yeoh, que nasceu na Malásia, fez história como a primeira mulher asiática a ganhar o Oscar de melhor atriz, e a segunda mulher não branca a levar o prêmio nos 95 anos da premiação. “Senhoras, não deixem que ninguém lhes diga que seus melhores momentos ficaram para trás”, disse a atriz de 60 anos.
A história
O filme ‘Tudo em todo lugar ao mesmo tempo’ narra a saga de uma imigrante chinesa presa entre a auditoria que a receita federal realiza sobre sua lavanderia, um casamento em crise, a busca pela aprovação do pai e, acima de tudo, a relação com uma filha que se afasta cada vez mais. A garota é a primeira entre eles, imigrantes chineses, a nascer nos Estados Unidos, e destoa em tudo da mãe conservadora que fica apavorada quando a filha planeja apresentar a namorada ao avô retrógrado. Como se já não estivesse dividida o suficiente, a protagonista da história ainda descobre sua existência em infinitos universos paralelos, e precisa acessar as experiências e habilidades de suas contrapartes para impedir um ser maligno que ameaça a todos.
Leilão Milionário
O interesse dos fãs por ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ se materializou em um leilão online. Ao todo, 43 objetos de cena usados no longa foram leiloados e arrecadaram 555.725 dólares — valor que será doado para três instituições: Asian Mental Health Project, o Transgender Law Center e o Laundry Workers Center.
Entre as peças mais cobiçadas estava o boneco do guaxinim Raccacoonie, uma paródia do rato Remy da animação Ratatouille, arrematado por 90 mil dólares. Uma prótese de cachorro-quente em formato de mãos foi vendida por 55 mil dólares. Já a clássica pedra com olhos foi arrematada por cerca de 13 mil dólares.