O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixará a cúpula do G7 mais cedo e retornará a Washington na noite desta segunda-feira (16). Ele deveria deixar o Canadá nesta terça-feira (17), após uma coletiva de imprensa.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, citou “o que está acontecendo no Oriente Médio” como o motivo para Trump interromper sua participação na reunião.
“O presidente Trump teve um ótimo dia no G7, chegando a assinar um importante acordo comercial com o Reino Unido e o primeiro-ministro Keir Starmer. Muito foi alcançado, mas, devido ao que está acontecendo no Oriente Médio, o presidente Trump partirá hoje à noite, após o jantar com os chefes de Estado”, escreveu Leavitt no X.
O secretário de Estado Marco Rubio também está retornando a Washington, DC, com o presidente Donald Trump, disse um porta-voz do Departamento de Estado.
Pouco antes de a Casa Branca anunciar sua partida antecipada, Trump postou na Truth Social que “todos devem deixar Teerã imediatamente!”, enquanto o conflito entre Irã e Israel se intensifica.
Entretanto, uma autoridade da Casa Branca disse à CNN que a publicação apenas dizia respeito à urgência das negociações sobre o conflito. (com informações CNN)



