Três em cada dez casais não contam o salário para o companheiro

0
233

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz revela que quando o assunto é salário, os casais brasileiros são monossilábicos, para dizer o mínimo. Mais de um terço dos casais, exatamente 35% deles, não sabe o valor do salário do seu companheiro.

Segundo o levantamento, o desconhecimento ou o conhecimento sobre os rendimentos do parceiro é uma condição compartilhada pelas duas partes envolvidas.

Dessa forma, quando o cônjuge A, por exemplo, diz não saber do salário do companheiro B, a chance de que o parceiro B também não saiba quanto ganha A é de oito em dez.

No sentido inverso, em 86% dos casos em que o cônjuge sabe quanto ganha o entrevistado, este último também está ciente dos rendimentos do parceiro.

O estudo também conclui que o hábito de discutir o orçamento familiar com o companheiro e com outros membros da família é pouco frequente: apenas 31% das famílias brasileiras conversam abertamente sobre os gastos e as receitas da casa. Por fim, em 33% dos casos, um único integrante paga todas as contas.

RENATO JAKITAS é jornalista especializado em economia e negócios. Escreve para O Estado de S. Paulo e é autor do blog economia.estadao.com.br/blogs/expediente.

Revista Facebrasil – Edição 51 – 2015
A revista mais lida pelos brasileiros na Flórida