A gigante japonesa de automóveis Toyota anunciou, nesta quinta-feira (16), que investirá US$ 400 milhões na Joby Aviation, uma start-up californiana que desenvolve uma aeronave elétrica para serviços de mobilidade “on demand” em áreas urbanas.
O investimento na Joby Aviation ocorre quando a montadora procura se expandir para novos setores à medida que a indústria se transforma rapidamente, com o presidente Akio Toyoda comprometendo-se a mudar a empresa “de um fabricante de automóveis para uma empresa de mobilidade”.
“O transporte aéreo tem sido uma meta de longo prazo para a Toyota, e, enquanto continuamos nosso trabalho no setor automobilístico, esse acordo define nossa visão”, disse Toyoda em comunicado anunciando o investimento.
Fundada em 2009, a Joby Aviation desenvolve um pequeno avião elétrico de cinco lugares com decolagem e aterrissagem verticais, como um helicóptero. A futura máquina terá uma autonomia de 240 km e velocidade máxima de 320 km/h.
Apoiado por vários investidores estrangeiros e por empresas desde seu início, a Joby Aviation anunciou no mês passado uma associação com o gigante americano de veículos com motorista, a Uber. O objetivo é lançar um serviço de táxis voadores até 2023. (Com informações e fotos AFP)