A tempestade tropical Ernesto se tornou um furacão de categoria 1 nesta quarta-feira (14), quando se afastou das Ilhas Virgens e Porto Rico, deixando mais chuvas torrenciais em sua esteira e cortando energia para centenas de milhares de casas e empresas.
Ernesto estava a cerca de 280 km a noroeste da capital porto-riquenha de San Juan, enquanto rastejava para o noroeste, embalando ventos de cerca de 120 km por hora, disse o Centro Nacional de Furacões em um aviso de quarta-feira (14).
“A previsão oficial ainda reflete a possibilidade de Ernesto se tornar um grande furacão em cerca de 48 horas”, disse o centro.
Uma tempestade é considerada um furacão quando seus ventos atingem 119 km/h. Um furacão grande – categoria 3 ou superior – tem uma velocidade do vento sustentada de pelo menos 179 km/h.
Ernesto – a quinta tempestade do Atlântico nomeada da temporada – deve se aproximar do território insular britânico de Bermudas, cerca de 1.093 km a leste da Carolina do Norte, até sábado (17), com chuva começando na quinta-feira (15), disse o NHC.
Mais de 500 mil residências e empresas ficaram sem energia nesta quarta-feira (14) em Porto Rico, segundo a LUMA Energy, que fornece eletricidade ao território insular dos EUA.
“Realizaremos inspeções de campo assim que for seguro para nossas equipes irem ao campo para identificar danos e iniciar reparos”, disse a LUMA em um comunicado. A empresa disse que priorizaria a restauração de energia para serviços essenciais, como hospitais e instalações de água e esgoto.
Mais chuvas que produzem inundações caíram nas Ilhas Virgens dos EUA e em Porto Rico, disse o centro de furacões, alertando que as águas estavam cobrindo algumas ruas e causando deslizamentos de terra.
“Eu peço que fiquem seguros em suas casas, tenham os números de emergência à mão e sigam as recomendações das autoridades oficiais. A segurança de todos é uma prioridade”, disse o governador de Porto Rico, Pedro Pierluisi, em X.
As escolas de Porto Rico e Virgin Island foram fechadas nesta quarta-feira (14), assim como muitos escritórios governamentais. Aeroportos nas Ilhas Virgens, a leste e sudeste de Porto Rico, estavam se programando para reabrirem às 10h, hora local, nesta quarta-feira (14).
As Ilhas Virgens poderiam receber até 15,2 cm de chuva, enquanto que 25,4 cm de chuva estavam na previsão para o sudeste de Porto Rico. As Ilhas Virgens, Porto Rico, Vieques e Culebra estavam sob um aviso de tempestade tropical, disse o centro de furacões.
Ernesto é a segunda tempestade do Atlântico em uma semana durante a intensa temporada de furacões deste ano. Debby atingiu a costa do Golfo da Flórida como um furacão de categoria 1 na semana passada antes de encharcar algumas partes das Carolinas com até 0,6 metros de chuva.
O furacão Beryl, o primeiro da temporada, foi o primeiro furacão de categoria 5 registrado no Atlântico quando varreu o Caribe e a costa do Golfo dos EUA no mês passado, matando dezenas de pessoas e custando cerca de US $6 bilhões em danos. (com informações Reuters)