22.2 C
Orlando
quinta-feira, março 28, 2024

Sustentabilidade: É hora de agir

Venho informando, mensalmente, sobre sustentabilidade. Afirmando que as mudanças climáticas estavam se aproximando. De certa forma, não preciso ser nenhum ambientalista, nem mesmo um oráculo, para ser assertivo nessa “previsão”.

Desta vez as consequências do descaso com o meio ambiente chegaram. A região Sudeste do Brasil – onde se situam os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo e que concentra mais de 83 milhões de habitantes, ou seja, mais de 40% da população brasileira, onde se situa a maior cidade do Brasil e da América Latina e 12ª maior do mundo em população – enfrenta uma seca sem precedentes.

Neste momento, os reservatórios atingem níveis inferiores a 4%. São Paulo não está sozinha, o estado do Rio de Janeiro teve suas cidades serranas, Teresópolis e Petrópolis, circundadas por belas matas da Serra do Mar consumidas por incêndios, tamanha foi a estiagem. Segundo especialistas, levarão ao menos dez anos para se recuperar.

E o que as autoridades estão fazendo para corrigir esses problemas? Estão literalmente apagando incêndios no Rio de Janeiro e drenando o “volume morto” dos reservatórios em São Paulo. Porém, essas medidas não contemplam mudanças de atitudes capazes de alterar o cenário futuro.

Podem estar certos de que esse foi um aviso da natureza, que não aguenta mais as agressões sofridas ao longo dos anos.

Precisamos reflorestar as encostas e recompor as matas ciliares dos rios, diminuir a impermeabilização constante das cidades, diminuir a emissão dos gases de efeito estufa, não gastar água potável e tratada para lavar o chão, ou seja, “precisamos mudar”, inclusive eleger mandatários realmente engajados e comprometidos com o “progresso sustentável”, e não com o enriquecimento próprio e de sua camarilha.

Tenhamos em mente: este é o único planeta possível de viver até o momento. Precisaremos conviver com ele por muitos e muitos anos como se fôssemos de uma mesma família. Exatamente, o Planeta Terra é a nossa Mãe!

Mas temos também boas notícias. Reunidos em Bruxelas, na Bélgica, os 28 líderes europeus concordaram em reduzir em 40% as emissões dos gases estufa até 2030. VIVA!

A única maneira de melhorar nossa vida é sermos protagonistas dessa mudança. A recuperação climática será tão demorada quanto foi a degradação que nossa espécie perpetrou contra o meio ambiente. Começar por nós mesmos é a única solução.

Giovanni Alevato é empresário, formado em gestão ambiental pela COPPE-UFRJ. Adora viajar, cozinhar e, acredite se quiser, trabalhar.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »