Cientistas da Nasa comemoram pouso de sonda em Marte

0
34

Os cientistas da Nasa comemoram o sucesso do pouso da Mars InSight em Marte, na tarde desta segunda-feira (26). A sonda entrou na atmosfera de Marte pouco depois das 14h40 e tocou a superfície aproximadamente às 14h54.

A última parte da jornada foi a mais angustiante, com a NASA chamando-a de “sete minutos de terror”, devido à incapacidade da agência de controlar o pouso da sonda, que custou US $ 828 milhões. Mas no final tudo deu certo e os cientistas comemoraram com entusiasmo o sucesso da missão.

Minutos depois do pouso, a sonda conseguiu enviar uma imagem do local que mostra o horizonte e algumas manchas de poeira na lente.

A nave espacial não tripulada foi lançada há quase sete meses e percorreu 482 milhões de km. A sonda Mars InSight é a primeira capaz de ouvir terremotos e estudar o funcionamento interno de outro planeta rochoso. A missão da da Nasa para 2020, é coletar rochas que possam conter evidências da vida antiga

Parte da missão é informar dos esforços para enviar algum dia exploradores humanos ao planeta vermelho. Esta é a expectativa que a agência espacial espera concretizar até 2030.