Após pressão do governo Trump, o Brasil está facilitando para os Estados Unidos a deportação de brasileiros indocumentados.
Segundo a Reuters, a Polícia Federal enviou às companhias aéreas um memorando em junho, autorizando a entrada de brasileiros de volta ao país apenas com um atestado de nacionalidade, sem a necessidade de passaporte válido.
De acordo com a reportagem, a pressão norte-americana em cima do Brasil é ainda anterior ao governo Trump, mas chegou nos últimos meses ao ponto de ameaçar incluir o país entre aqueles sob risco de sanção, se o governo brasileiro não facilitasse a deportação de imigrantes presos como ilegais, segundo fontes ouvidas pela Reuters, que pediram anonimato.
A deportação de brasileiros indocumentados subiu de 1.413 no ano fiscal de 2017 para 1.691 no ano fiscal de 2018, com os brasileiros sendo o sexto maior grupo de nacionais a serem removidos dos Estados Unidos, segundo dados do ICE.
Neste ano fiscal houve 1.117 remoções de brasileiros até 10 de junho, disse a ICE. O ano fiscal dos EUA vai de 1º de outubro a 30 de setembro.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou que os certificados de nacionalidade são emitidos por seus consulados nos Estados Unidos quando deportados detidos esgotaram seu processo de apelação e não têm passaporte. Os passaportes brasileiros são emitidos apenas para os nacionais que se candidatam a eles.
Muitos países têm acordos com o governo dos EUA e com países estrangeiros que permitem que um documento – que não seja um passaporte – emitido por uma embaixada ou consulado, sirva como uma autorização para viajar. (Com informações Reuters)