Sinais que podem apontar que você tem transtorno de ansiedade
É impossível uma pessoa não se lembrar de alguns momentos em que ficou ansiosa pelos mais variados motivos: entrevista de trabalho, mudança, viagem, problema de saúde, etc. Isso é absolutamente normal; estranho seria nunca nos sentirmos apreensivos diante de algo que nos tire da chamada zona de conforto. Porém, quando a pessoa vive ansiosa de maneira frequente e intensa, é o caso de tentar descobrir, com a ajuda de um profissional, se não é caso de transtorno de ansiedade.
Fizemos uma lista dos principais comportamentos apresentados por quem tem transtornos de ansiedade.
Preocupação excessiva: a pessoa sempre está sofrendo por causa de algo que não ocorreu e que, na maioria das vezes, nem ocorrerá: “Serei demitido”, “Esta dor que estou sentindo só pode ser coisa grave”. “Aconteceu alguma coisa, pois meu filho já deveria estar em casa”. São infinitos os problemas que a pessoa cria e vive intensamente. Além da própria questão da saúde mental, martirizar-se dessa forma, quase o tempo todo, ainda pode gerar dores de cabeça, úlceras, es- tresse e afetar o sistema imunológico.
Problemas para dormir: no começo, a pessoa passa a ter dificuldades para dormir às vésperas de algo importante, mas, com o tempo, a insônia se torna frequente. Em outros casos, o problema não é pegar no sono, mas sim mantê-lo por toda a noite. Muitos ansiosos acordam no meio da madrugada e não conseguem mais dormir.
Inquietação constante: a pessoa com trans- torno de ansiedade tem dificuldades para se concentrar no trabalho, nos estudos, em uma conversa, etc., pois sua cabeça a fica “a mil”, fazendo com que ela não consiga nem parar quieta em um local e passe a caminhar de um lado para o outro.
Comer pouco ou em excesso: alguns ansiosos partem para o velho hábito de atacar a geladeira, mesmo sem estar com fome, pois o ato de comer acaba sendo uma forma de distrair a ansiedade. Já outros perdem o apetite constantemente, pois até na hora das refeições são acometidos por pensamentos que lhes tiram a tranquilidade.
Sintomas físicos: alguns portadores desse tipo de transtorno podem apresentar, durante as crises de ansiedade, tremores pelo corpo, falta de ar, coração acelerado, suor excessivo, mãos frias e suadas, boca seca, tontura, náuseas, diarreia, dores abdominais, calafrios, entre outros. Outros sintomas que também podem indicar o transtorno de ansiedade são medo de falar em público, ataques de pânico, constantes flashbacks ruins e perfeccionismo.
Buscar ajuda
Muitas vezes, a pessoa que sofre desse transtorno não acredita que tenha algum motivo para buscar ajuda médica, pois tem certeza de que seus receios e angústias são justificáveis. Por isso, é importante que quem convive com um familiar ou amigo extremamente ansioso converse com calma para explicar-lhe que sua angústia constante pode ser solucionada com ajuda profissional. A abordagem precisa ser delicada, mas sem se esquecer de apontar os inúmeros casos em que a pessoa extrapolou diante de situações simples.



