Shade Balls: as bolinhas plásticas que fazem a cidade de Los Angeles economizar água

0
447

Por Eloá Orazem

O Departamento de Água e Energia de Los Angeles está com a bola toda, porque, ainda que a cidade esteja sofrendo a pior seca de sua história, o órgão continua buscando alternativas eficazes, responsáveis e viáveis para lidar com o problema.

De todas os planos que o governo californiano tirou do papel nos últimos anos para contornar a situação, talvez o mais curioso tenha sido o da Shade Balls, que ganhou os noticiários do mundo inteiro no começo de agosto de 2014, por se mostrar algo extremamente simples e, ainda assim, produtivo.

A ideia partiu de um biólogo que por tempos acompanhou de perto a escassez de água na cidade de Los Angeles, e que viu uma possível resposta para essa xarada nas bolinhas plásticas que afastam pássaros das áreas de pouso de hidroaviões.

Sua conclusão foi quase óbvia: pequenas esferas plásticas pretas poderiam evitar – ou adiar, pelo menos – a evaporação de milhares de litros cúbicos dos reservatórios da região.

Enquanto outras alternativas pediam investimentos caríssimos, a sacada brilhante do profissional americano saiu pela bagatela de US$ 34 milhões, e, de acordo com as previsões, vai poupar US$ 250 milhões aos cofres angelenos.

Parcialmente preenchidas com água, as bolinhas negras absorvem os raios ultravioletas, impedindo a penetração da luz solar no plástico e bloqueando seu contato com a água dentro e abaixo da bolinha.

Caso fosse desenhada em uma tonalidade mais suave, a radiação solar conseguiria atravessar a barreira plástica e tocar a superfície dos reservatórios.

Caso alguém ainda duvide da eficácia do programa, os números dos estudos mostram fatos irrefutáveis: foram 96 milhões de bolinhas despejadas no reservatório de Los Angeles, quantidade suficiente para prevenir a evaporação de 300 milhões de galões de água – o suficiente para abastecer 8 mil pessoas por um ano inteiro.

Outras cidades que passam por situações semelhantes acompanham atentas o desenrolar dessa ideia maluca e genial, colocada em prática na cidade californiana, mas enquanto o mundo observa, Los Angeles marca outro golaço na briga contra a seca.

Revista Facebrasil – Edição 53 – 2015
A revista mais lida pelos brasileiros na Flórida