Sexta-feira 13 – o dia mais amaldiçoado do calendário ! Será ?

0
193

Hoje é uma sexta-feira 13 – dia onde supostamente tudo pode dar errado. E de onde surgiu a ideia de que coisas ruins acontecem neste dia?

Se a gente fizer uma rápida pesquisa pelo Google vai encontrar várias explicações, como esta da Wikipédia : “O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira ganhou sua fama de dia de azar porque, segundo a Bíblia, foi o dia em que Jesus foi crucificado. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13), surgiu o mais azarado dos dias.

E na busca para explicar o motivo deste ser considerado um dia de azar, há várias outras interpretações e versões. Uma delas está relacionada a mitologia. Segundo uma história de origem nórdica, o deus Odin teria realizado um banquete e convidou outras doze divindades. Mas não estava na lista Loki, deus da discórdia e do fogo, que ao ficar sabendo da reunião, armou uma confusão que terminou na morte de um dos convidados. Pela superstição, um encontro com 13 pessoas sempre termina em tragédia.

Mas será?

De qualquer maneira, com as várias teorias e lendas, os supersticiosos tentam se prevenir quando acontece uma sexta-feira 13. Eles evitam passar debaixo de escadas, quebrar espelhos,  cruzar com gato preto, e outras tantas crendices que podem trazer mau agouro.