Robô Perseverance envia primeiras fotos coloridas de Marte

0
54
Perseverance envia primeira imagem colorida de Marte um dia após pouso. — Foto: NASA/JPL-Caltech
Uma das rodas do robô Perseverance, da Nasa, tocando o solo de Marte. — Foto: NASA

Um dia após pousar em Marte, o robô explorador Perseverance, da agência espacial Nasa, enviou as primeiras imagens coloridas e em alta definição do planeta. Com 19 câmeras acopladas, o robô tem o maior número de câmeras em um único veículo já enviadas a uma missão espacial.

Em uma das fotos, é possível ver uma das seis rodas do robô sob o solo arenoso do planeta vermelho. Outra imagem mostra o céu visto de Marte.

A Nasa também publicou na tarde desta sexta-feira (19), uma foto colorida do momento da chegada de Perseverance ao local de pouso escolhido – a cratera de Jezero, região do planeta que já foi um lago há bilhões de anos.

Foto colorida do momento de pouso do robô Perseverance ao planeta Marte. — Foto: NASA/JPL-Caltech

O robô passará os próximos dois anos explorando a cratera de Jezero em busca de vestígios de vida que tenha existido no passado marciano.

Para a exploração, o veículo carrega instrumentos para coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta. Essa conversão será um dos passos essenciais para a Nasa conseguir levar astronautas em uma missão tripulada no futuro.

O Perseverance pousou na superfície de Marte no final da tarde da quinta-feira (18), sete meses depois de a missão ter partido da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em 30 de julho de 2020. O robô explorador é o mais sofisticado já enviado ao espaço.

Acoplado ao Perseverance também está o Ingenuity, um helicóptero de 1,8 kg com hélices que giram cerca de 8 vezes mais rápido do que um helicóptero comum. (Com informações G1 e fotos Nasa)

O Perseverance, o novo robô que a Nasa enviou a Marte — Foto: Nasa