A soneca reduz a fadiga, promove estados de relaxamento e diminui o estresse. De acordo com pesquisadores da Universidade College London e da Universidade da República do Uruguai, tirar uma soneca diariamente faz bem para o cérebro.
Os cientistas do Reino Unido mostraram que o cérebro das pessoas que cochilam regularmente é 15 centímetros cúbicos maior — o que é equivalente a retardar o envelhecimento entre três e seis anos.
O estudo, que se baseou em dados de 35 mil pessoas entre 40 e 69 anos, constatou que a soneca habitual está associada a um cérebro maior a longo prazo e a uma menor propensão a doenças, como hipertensão, diabetes e demência.
A soneca diária é uma tendência em crescimento em todo o mundo. Em muitas culturas, tirar um cochilo no período da tarde é um ritual diário. Os espanhóis, por exemplo, são conhecidos pela siesta.
Alguns profissionais japoneses se permitem dormir um pouco no horário de almoço — a chamada hirune, que é a soneca da tarde. Para os americanos, soneca virou power nap, ou cochilo poderoso.
Gigantes da tecnologia, como a Google, Samsung e Facebook, oferecem módulos de soneca nos seus escritórios. Eles permitem que os funcionários fechem os olhos por algum tempo durante o dia de trabalho.
Quanto tempo deve durar o cochilo?
Os especialistas explicam que o sono tem quatro estágios: 1, 2, 3 e REM — sigla para rapid eye movement, ou movimento rápido dos olhos. Do estágio mais superficial ao mais profundo, o ciclo total dura de uma hora e meia a duas e se repete quatro ou cinco vezes ao longo da noite.
O ideal é cochilar apenas 15 minutos. Quem decide esticar, não deve ultrapassar duas horas — mais que isso, pode deixar a pessoa grogue, irritada, mal-humorada e com dificuldade para pegar no sono mais tarde.