20.5 C
Orlando
sábado, abril 20, 2024

Qual o poder de um aroma? – na revista Facebrasil 110

por Doris Nogueira

Qual o poder de um aroma? 

São muitos os cheiros que proporcionam respostas do nosso organismo. Os óleos essenciais seguem o princípio de proteger através de uma fragrância. 

A aromaterapia é a técnica que utiliza óleos essenciais extraídos de folhas, caules, flores, talos e resinas de plantas medicinais. Pode ser usada em casa, para trazer boas energias aos ambientes, no trabalho, com objetivo de garantir mais concentração e também como complemento de algum tratamento médico. 

Existem duas principais maneiras de uso: absorção cutânea com aplicação dos óleos essenciais diluídos em óleos vegetais; e absorção olfativa através da inalação. O óleo essencial pode ser colocado em aromatizadores, utilizado para massagear um local de dor, colocado em cremes neutros ou em compressas e há ainda os que podem compor gargarejos, escalda-pés ou em banhos de imersão. 

Para que servem os principais óleos essenciais?

Lavanda

É o óleo essencial mais versátil e mais usado na aromaterapia. Número um, no combate ao estresse e às tensões nervosas. No tratamento da insônia, basta uma gota no travesseiro para que seus efeitos sejam sentidos. Combate a ansiedade e a depressão. Alivia dores musculares e hematomas. É antisséptico e um excelente antídoto contra picadas de abelhas, formigas e outros insetos. Eficaz contra queimaduras de sol ou por combustão, aliviando a dor, cicatrizando e regenerando a pele. No tratamento pós-cirúrgico evita a ocorrência de queloides. Como é hipoalergênico, pode ser usado no banho de bebês: duas gotas diluídas em leite são suficientes para cuidar de pequenas irritações da pele, além de acalmar. No escalda-pés, relaxa e revigora pés, calcanhares e tornozelos. 

Alecrim 

Respirar alecrim pode melhorar a velocidade e a precisão durante as tarefas mentais exigentes. É bom para quem sofre de pressão baixa, tonturas ou fraqueza. Estimula a circulação. Na massagem capilar, previne a queda de cabelo, combate a caspa e é indicado para cabelos ressecados. Muito usado no pré e pós-operatório, para a realização de drenagem linfática. 

Ylang Ylang

Seu efeito sobre o sistema nervoso é sedativo, hipotensor e de euforia, sendo indicado em estados de ansiedade, tensão e pressão alta. Além de reduzir a pressão arterial, alivia a taquicardia e a respiração acelerada. Tem um efeito suavizante sobre a pele. É ótimo para os folículos capilares, melhorando o crescimento e a textura dos fios.

Melaleuca 

Fortalece o sistema imunológico. Excelente no combate aos problemas de pele, sobretudo aqueles provocados por fungos. Muito eficaz no tratamento de micoses de unha, aftas, dor de dente, dor de ouvido, candidíase, psoríase, frieiras, calos, furúnculos, herpes e acne. Desodoriza os pés e combate o mau hálito.

Eucalipto 

O óleo essencial de eucalipto é ótimo na prevenção e no tratamento de doenças das vias respiratórias, como resfriado, congestão nasal, rinite, sinusite, dor de garganta, asma e bronquite. Também fortalece o sistema imunológico. É um poderoso desinfetante de ambientes, purificando o ar e atuando como repelente de insetos.

Laranja 

Estimula o metabolismo celular e as funções digestivas, agindo como um tônico estomacal. É indicado no tratamento de disfunções renais e da bexiga. Tem ação hipotérmica, combatendo a febre. Um estudo descobriu que as mulheres que cheiravam esse óleo essencial durante o trabalho de parto ficavam menos ansiosas e mais relaxadas. 

Hortelã 

Indicado para descongestionar as vias nasais, rinite, bronquite, tosse, sinusite e resfriados. Muito usado também em massagens esportivas, pois, atua nas dores musculares, inchaços, revigora e dá energia física. Suas principais características são: vasoconstritor, analgésico, anti-inflamatório e bactericida. Pode ser usado contra a vermelhidão da pele devido à inflamação.

Limão

Quando a vida lhe der limões, cheire! Pesquisas mostram que o óleo da casca da fruta pode melhorar o humor. Um estudo realizado com mulheres grávidas descobriu que aquelas que cheiravam a óleo de limão quando se sentiam doentes tinham significativamente menos náusea e vômito nos dias seguintes do que as mulheres que não sentiam.

Cedro

Muito útil para desinflamar a pele, ajuda na produção de colágeno, elastina e celulite. Trata pele acneica e oleosa. Tem efeito sedativo, proporciona tranquilidade e atua contra a irritabilidade. Fortalece os cabelos, evitando a queda capilar.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »