14.2 C
Orlando
sexta-feira, março 29, 2024

Pandemia entre os não vacinados – na revista Facebrasil 108

por Dra. Lilian Alevato

Casos de Covid-19 voltam a crescer nos Estados Unidos após a campanha de vacinação estagnar 

O segundo semestre de 2021 nos Estados Unidos começou com números nada animadores. A média de casos confirmados de Covid-19 passou de quase 12 mil por dia, no começo do mês, para mais de 34 mil atualmente uma alta impressionante de 194% em apenas 12 dias. 

Apesar de existirem doses disponíveis para todas as pessoas acima de 12 anos, a procura é baixa e uma parte da população se recusa a tomar vacina. Enquanto isso, a variante Delta está se tornando dominante entre os novos testes positivos. Alguns hospitais estão voltando a ficar no limite de sua capacidade.

De acordo com a plataforma Our World In Data, quase metade da população, cerca de 163 milhões de pessoas, já recebeu duas doses de vacina. O imunizante tem alta eficácia contra agravamento de casos individuais e mortes, mas a transmissão rápida da variante originária da Índia assusta até os pesquisadores.

Estima-se que a variante Delta seja de 30% a 60% mais transmissível que outras variações do coronavírus.

Variante Delta

Essa variante é mais rápida e gera um quadro de sintomas um pouco diferente, com mais dor de cabeça e menos tosse, por exemplo. A principal preocupação, não é que ela deixa as pessoas mais doentes, mas que se dissemina mais rapidamente de pessoa a pessoa, aumentando infecções e internações entre não vacinados. Há cada vez mais evidências de que a variante Delta é capaz de infectar quem está totalmente vacinado em uma taxa maior do que as versões anteriores, e surgiram preocupações de que essas pessoas podem até espalhar o vírus.

Entre os novos casos de Covid-19 nos Estados Unidos, 83% foram infectados pela variante Delta, sendo que  97% das novas internações, são de pessoas que ainda não estão vacinadas. Além disso, os casos estão aumentando em regiões onde a imunização segue abaixo da média nacional.

As taxas de imunização são particularmente baixas nos Estados do sul do país, onde menos da metade dos habitantes recebeu a primeira dose. Os aumentos mais expressivos no número de casos têm ocorrido em Estados sulistas ou do Meio-Oeste, como Flórida, Texas e Missouri.

A Flórida é responsável por uma em cada cinco novas infecções nos EUA.

Por conta desta situação, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças órgão americano responsável pelo combate às pandemias , recomenda que mesmo as pessoas que receberam a vacina contra o coronavírus voltem a usar máscaras quando estiverem em ambientes fechados, de acordo com a circunstância. 

A pandemia não acabou! É muito importante adotar as medidas de prevenção contra a Covid-19. 

 

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »