23.1 C
Orlando
domingo, outubro 26, 2025

Os diferentes tipos de acne e como tratá-los – na revista Facebrasil 77

Os diferentes tipos de acne e como tratá-los

A acne é uma doença na pele que faz com que surjam espinhas e cravos no rosto, peito, braços, costas e pescoço. Os mais afetados são os adolescentes, pelo fato de estarem passando por alterações hormonais, mas a gravidez, o estresse e a alimentação rica em gorduras também podem fazer com que elas surjam.

Um dos grandes erros que muitas pessoas cometem é o de seguir tratamentos caseiros ou comprar produtos porque alguém indicou. Além do risco de gerar problemas sérios, como cicatrizes, queloides ou inflamações que necessitem de hospitalização, esse tipo de procedimento é ineficiente, por um simples motivo: existem vários tipos de acne, e, para que o tratamento funcione, é preciso detectar qual tipo a pessoa tem.

Os cinco tipos de acne mais comuns são:

Grau 1 – Acne não inflamatória:

É a mais comum, manifesta-se na adolescência, por meio de cravos no nariz, rosto e testa. O tratamento pode ser feito com cremes ou loções de uso tópico, como o sabonete com enxofre e ácido salicílico, ou o Adapaleno Gel.

Grau 2 – Acne pápulo-pustulosa:

É a que gera cravos e espinhas acompanha- dos, muitas vezes, de pus. O tratamento, nesse caso, é feito com antibióticos em comprimidos, como tetraciclina, minociclina ou sulfa, e antimicrobianos em gel, como o peróxido de ben- zoíla, eritromicina ou clindamicina.

Grau 3 – Acne nódulo-quística:

É caracterizada pela formação de nódulos sob a pele. Isso ocorre porque as espinhas surgem em grande quantidade e ficam próximas umas às outras, formando uma espécie de bolha grande e vermelha. Nesse caso, além do mesmo tratamento feito para quem tem acne de grau 2, deve-se usar também Roacutan.

Grau 4 – Acne conglobata:

É caracterizada por um conjunto de lesões próximas umas às outras e com muito pus, formando abscessos e fístulas, o que causa a deformação da pele. O tratamento é feito com medicamentos como o Roacutan.

Grau 5 – Acne fulminante:

É a mais rara de ocorrer, porém, a mais grave. Surge de repente e é caracterizada pelos vários e grandes nódulos vermelhos no rosto, peito e costas. Vem acompanhada de febre, mal-estar e dor nas articulações. É bem mais comum nos homens. Nesse caso, o tratamento deve ser feito com medicamentos tópicos, remédios orais ou até mesmo cirurgia.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »