19.4 C
Orlando
terça-feira, abril 16, 2024

Origens bizarras das superstições populares – na revista Facebrasil 69

por Ana Lucia Buarque

Por que nós batemos na madeira?

Você já fez isso – e nós também. Alguém diz que algo ruim pode acontecer, então você imediatamente bate na madeira três vezes. É uma daquelas superstições estranhas que estão em países de todo o mundo e isso a torna mais estranha ainda.

Ninguém sabe exatamente de onde veio isso, mas nós temos algumas boas ideias sobre como tudo começou. Os antigos pagãos pensavam que havia espíritos que viviam nas árvores e batiam na madeira para chamar sua atenção… e pedir ajuda.

Quebrar um espelho traz má sorte?

As origens sobre esta superstição também não são tão claras. No entanto, a ideia mais popular por trás disso é que: um espelho não é apenas um espelho, é a alma.

Especificamente, acredita-se que a imagem no espelho é uma projeção real da sua alma e, quebrá-lo, significa que você está realmente quebrando a sua alma. E com sua alma quebrada em muitos pedaços você não estará protegido da má sorte até que ela (sua alma) se conserte – e isso deve levar 7 anos.

Por que não pisar nas rachaduras?

“Pisar em uma rachadura vai quebrar as costas da sua mãe”. Quem nunca ouviu isso?

Uma explicação sobre como surgiu esta superstição é o simples fato de que as rachaduras são assustadores. Alguns acreditam que ao pisar em uma rachadura você automaticamente convida forças escuras para influenciar sua vida ou até mesmo quebrar as costas de uma bruxa (dependendo do que você pensa sobre sua mãe, pode ser a mesma coisa, não é?).

O que quer que você acredite, pisar em uma rachadura significa que você está pisando em algo que você não pode ver e, obviamente, compreender.

Ferraduras dão sorte?

Ferraduras são uma das coisas estranhas que as pessoas de alguma forma acreditam que criam boa sorte e, para descobrir como isso começou, vamos voltar no tempo.

Antigas crenças acreditavam que os duendes eram responsáveis pela má sorte. Se você estava com muita má sorte, provavelmente um duende havia montado um acampamento em sua casa. E para manter os goblins longe, as pessoas penduravam ferraduras de ferro em suas portas, pois eles não gostavam de ferro.

E no momento em que o cristianismo chegou, a ferradura foi adotada e ganhou um novo significado. Dunstan era um ferreiro sábio que passou a ser o santo padroeiro de seu comércio. Há diferentes versões da história, mas no final, Dunstan acaba enganando o diabo o faz prometer que nunca entraria mais em uma casa protegida por uma ferradura de ferro.

Gatos pretos não são bem vistos?

Primeiramente, os gatos pretos são incríveis. Dito isto, há muitas pessoas que pensam que eles são maus ou que trazem má sorte, apesar do fato de que algumas culturas – como a do Japão – acreditam que eles trazem boa sorte.

Você, provavelmente, já ouviu falar que a má reputação dos gatos pretos tem algo a ver com a feitiçaria, mas é um pouco mais complicado do que isso. De acordo com a mitologia nórdica, a deusa Freya tinha uma carruagem puxada por dois gatos pretos. Como uma recompensa pelo seu fiel serviço, eles foram transformados em bruxas. De lá para cá, os gatos pretos começaram a ser relacionados com bruxas e feitiçaria.

No entanto, lembre-se que é pura superstição. Se um gato preto atravessa o seu caminho, provavelmente ele apenas está procurando por comida e amor. Boa sorte.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »