OMS reforça que pacientes sem sintomas podem transmitir Covid-19

0
337

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou, nesta quarta-feira (10), que pacientes sem sintomas de Covid-19 podem transmitir a doença. O que ainda não se sabe, é o quanto eles disseminam a doença.

Desde o início de fevereiro, dissemos que pessoas assintomáticas podem transmitir a Covid-19, mas precisamos de mais pesquisas para estabelecer a extensão da transmissão assintomática. Essas pesquisas estão em andamento, esclareceu Tedros.

Sobre a chegada do inverno no comentou sobre a chegada do inverno no Hemisfério Sul, o diretor de emergências da organização, Michael Ryan, disse que ainda não dá para saber se vai ocorrer possível piora na disseminação do novo coronavírus.

“O vírus influenza tem uma estação no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul, e agora o Hemisfério Sul vai começar a época de influenza. Mas não sabemos se a Covid-19 vai se comportar da mesma forma”, lembrou.

Ryan também destacou que há uma diferença entre o clima temperado do Hemisfério Sul – de países como Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Chile, Argentina –, onde a época de maior circulação dos vírus influenza está ligada ao inverno.

Já na região central equatorial do Hemisfério Sul, o comportamento do vírus não é tão previsível, e a temporada de influenza tende a se espalhar. (Com informações e foto G1)