O segundo dia de resgate na caverna da Tailândia

0
213

Nesta segunda-feira (09), mais quatro garotos foram retirados da caverna Tham Luang, na Tailândia. Agora são oito meninos resgatados desde o início da operação de salvamento, que começou neste domingo. Todos chegaram à superfície em segurança. Outras cinco pessoas continuam na caverna. A previsão das Forças Armadas da Tailândia é de dentro de três dias todo o grupo estará fora da caverna.

Os trabalhos desta segunda-feira foram retomados depois de mais de dez horas de intervalo da primeira fase, porque era necessário repor o estoque de oxigênio. De acordo com as autoridades, a operação de salvamento é perigosa e complexa. As galerias subterrâneas estão escuras e é necessário atravessar um trecho inundado e alguns garotos não sabem nadar. E todos precisam aprender técnicas de mergulho às pressas.

Os especialistas explicam que é uma corrida contra o relógio por causa da expectativa para os próximos dias de fortes chuvas e que podem voltar a inundar as galerias subterrâneas.

Lembrando o caso

No sábado, dia 23 de junho, 12 meninos, com idades entre 11 e 16 anos, e o treinador de 25 anos entraram na caverna Tham Luang depois de um treino de futebol. Eles ficaram presos dentro da caverna por causa das fortes chuvas que isolaram a entrada principal. Por nove dias o grupo ficou desaparecido e foi encontrado no dia 02 de julho por mergulhadores britânicos. No dia 08 de julho, as autoridades isolaram a área e foi iniciada a operação de resgate.