por Cory Silveira
Home staging é um assunto de interesse dos realtors, investidores e de proprietários de imóveis residenciais que pretendem colocar o imóvel à venda. O que é “home staging”? Muitos ainda confundem com decoração ou design de interiores.
Quando o proprietário decide colocar o imóvel à venda, na maioria das vezes, a família continua morando no local; sendo assim, a casa está toda decorada, organizada de acordo com a personalidade dos atuais moradores. No momento da apresentação do imóvel aos possíveis compradores, é necessário que o imóvel esteja neutro e organizado de maneira que o visitante já queira e possa mudar-se no outro dia.
A decoração e o design de interiores deixam o ambiente com a personalidade dos atuais moradores, o que pode dificultar ou atrasar uma possível venda. Home staging prepara o imóvel residencial para que ele seja apelativo para qualquer família interessada se imaginar morando naquele espaço.
Algumas pesquisas apontam que os vendedores conseguem de 7% a 10% a mais de lucro no valor da residência quando usado o staging na apresentação do imóvel. Podemos comparar essa técnica a uma maquiagem facial, já que ambas são utilizadas para realçar o que há de melhor e mais bonito. Seguem abaixo algumas dicas para deixar sua casa pronta para a venda:
Iluminação
A casa precisa estar bastante iluminada com luz natural, portanto, utilize cores claras nas paredes e móveis, espelhos em locais estratégicos para a distribuição da luz solar e cortinas claras e leves, que permitam o máximo possível de entrada de luz natural.
Limpeza
Quando o imóvel está limpo e organizado, os possíveis compradores têm uma impressão positiva, e isso ajuda – e muito – na venda. Remova os odores de lixo e de animais com produtos específicos, e mantenha as janelas abertas por algumas horas todos os dias, para deixar o ambiente mais fresco e livre de odores desagradáveis. Uma dica: o cheiro de roupa limpa agrada a todos, sem exceção!
Ambiente confortável
Crie um clima aconchegante. Utilize plantas e flores naturais para enfeitar o ambiente; remova o excesso de mobília, criando a ilusão de um ambiente maior e espaçoso; traga emoção para dentro do imóvel. Para adicionar um elemento emotivo neutro, utilize aroma de torta de maçã na cozinha, por meio de velas aromáticas.
Ambientes importantes
Caso o proprietário do imóvel, por qualquer motivo, não esteja disposto a preparar todos os ambientes, aconselho que os seguintes cômodos estejam preparados para a apresentação: living room, sala de jantar, cozinha e a suíte máster.
Entrada da casa
uma vez que a primeira impressão é a que fica, não devemos nos esquecer do jardim frontal da residência. Utilize flores e plantas com cores que realcem a paleta de cores externa da casa, além de manter a área limpa e a grama em dia.
Essas são algumas dicas que ajudarão a deixar a sua casa preparada para o mercado imobiliário. Busque sempre a ajuda de um profissional especializado.



