O poderoso carvão ativado – na revista Facebrasil 90

0
179

O poderoso CARVÃO ATIVADO

por Dra. Lilian Alevato

O carvão ativado não é aquele da churrasqueira. Apesar dos dois serem de origem vegetal, a diferença está na matéria-prima e no tamanho da partícula. O que é usado para fazer o churrasco vem de uma madeira mais dura. Já o ativado é resultado da queima da cortiça, de lascas de madeira e vira pó. 

O fato do carvão ativado ser poroso, faz com que ele tenha uma função semelhante a de uma esponja, capaz de absorver as toxinas do organismo, reduzindo os inchaços. Nos hospitais, em situaçòes de emergência, ele é usado em doses concentradas para tratar os casos de intoxicação. 

Remove impurezas da água

O carvão ativado é usado em filtros de água para absorver as impurezas, como pesticidas, vestígios de lixo industrial e alguns produtos químicos. O interessante é que ele não absorve água. Isso ocorre porque a composição química do carvão faz com que ele tenha mais afinidade com componentes oleosos.

Previne a ressaca

O carvão ativado impede que o organismo absorva alguns componentes químicos que as bebidas alcoólicas possuem, como adoçantes artificiais, sulfitos e outras toxinas, que agravam os sintomas da ressaca. Mas ele não é capaz de absorver o álcool, derivados do petróleo, potássio, ferro, lítio e outros metais. 

Elimina os gases

O carvão ativado tem o poder de absorver os gases intestinais, reduzindo assim, o inchaço, as dores e o desconforto. 

Aliado da estética 

Por ter alto poder de absorção e a afinidade com o óleo, o carvão ativado é indicado para controle da oleosidade da pele, através do uso de sabonetes e máscaras faciais. Shampoo a seco que tem como componente o carvão ativado ajuda a eliminar a oleosidade e dá cor aos fios. 

Necessidade de prescrição médica

Com a promessa de desintoxicação e rejuvenescimento, aumentou a procura pelo carvão ativado em cápsulas e comprimidos. Mas é preciso ter cautela, pois a ingestão deste composto químico pode impedir que o intestino absorva vitaminas e minerais. Ele também pode inibir a ação de alguns medicamentos, e em caso de úlceras gastrointestinais ou outros problemas estomacais, não é indicado. Por isso, a importância de sempre consultar um médico antes de fazer uso do carvão ativado.