O mais longo eclipse lunar do século XXI poderá ser visto nesta sexta-feira

0
446

Nesta sexta-feira(27), vai acontecer o mais longo eclipse da lua do século. Segundo os especialistas, o evento vai durar 3 horas e 55 minutos, mas em 1 hora e 43 minutos (103 minutos),  a Lua ficará encoberta pela sombra da Terra. De acordo com a NASA – a agência espacial americana – o que controla a duração do eclipse lunar é a posição da lua quando ela passa pela sombra da Terra.O  Instituto de Astronomia nos Estados Unidos, explica que  o satélite vai estar num ponto mais distante da Terra. E isso significa que ela vai aparecer um pouco menor no céu e vai levar mais de tempo para passar pela sombra do planeta.

As estrelas ficarão ofuscadas com a Lua de Sangue, um eclipse lunar total no qual o satélite natural da Terra irá ficar avermelhado. A Lua vai ganhar essa tonalidade porque, no eclipse, o satélite, a Terra e Sol ficarão alinhados, fazendo com que o planeta bloqueie os raios solares que iriam até a Lua. As cores desviadas passam pela atmosfera e, junto com a posição dos astros, criam o efeito avermelhado.

Pelas informações dos especialistas, o eclipse total da lua poderá ser acompanhado em grande parte da Europa, Ásia, Oceania e África. Os moradores da América do Norte e Central não poderão ver o fenômeno. No Brasil, ele poderá ser observado parcialmente entre 17h15 e 19h19 (horário de Brasília). Mas em Recife, a Lua de Sangue poderá ser vista completa entre 17h15 e 18h13. O próximo eclipse total da Lua será na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019.

Foto: Lua de sangue do dia 31 de janeiro de 2018, na Califórnia, nos Estados Unidos

Crédito: (Mike Blake/Reuters)