Quem nunca acordou irritado, desgostoso com alguma coisa, reclamando de tudo e
disposto a implicar com a primeira pessoa que cruzasse o seu caminho? Mas, toda essa negatividade quando o mau humor toma conta, não traz apenas desvantagens.
Melhora o raciocínio.
Em comparação aos tipos alegrinhos, os mal-humorados são mais atentos, menos influenciáveis e especialmente cuidadosos na hora de tomar decisões, de acordo com uma pesquisa realizada na Austrália.
“Enquanto a alegria fomenta a criatividade, a flexibilidade e a cooperação, a melancolia alimenta a atenção e o pensamento cauteloso”, disse o psicólogo Joe Forgas, chefe da equipe que realizou o estudo.
Segundo ele, isso ocorre porque o cérebro das pessoas mal-humoradas promove “estratégias de processamento de informações”.
O estudo feito na Universidade de New South Wales e publicado na revista especializada “Australasian Science Magazine”, indica ainda que a pessoa com mau humor tende a lidar melhor com situações difíceis.
Os pesquisadores pediram para que voluntários assistissem a diferentes filmes e refletissem sobre acontecimentos positivos e negativos de suas vidas, em uma tentativa de colocá-los de bom ou de mau humor.
Em seguida, eles tinham de realizar uma série de tarefas, como julgar a veracidade de algumas histórias e relatar eventos a que assistiram.
Os que estavam mal-humorados obtiveram melhores resultados que os bem-humorados, ao errar menos e se comunicar melhor.



