O ministro da Justiça, Sergio Moro, pediu demissão após o presidente Jair Bolsonaro comunicá-lo nesta quinta-feira (23) que pretende trocar o comando da Polícia Federal, ocupado por Maurício Valeixo. Segundo o Jornal Folha de São Paulo, durante uma reunião, Bolsonaro informou o ministro que a mudança na PF deve ocorrer nos próximos dias.
Como Moro resistiu à troca, Bolsonaro tenta reverter a decisão do ex-juiz da Lava Jato. Ainda segundo o jornal, os ministros Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) foram escalados para convencer o ministro a recuar.
Pelas informações da jornalista Andréia Sadi, não foi apresentada uma justificava clara para trocar a direção da Polícia Federal. Quem acompanha as investidas de Bolsonaro desde o ano passado diz que o problema para o presidente não é Valeixo, mas o próprio ministro. E que o presidente quer um diretor-geral próximo à família Bolsonaro.
Maurício Valeixo é homem de confiança de Sérgio Moro e foi escolhido por ele para o cargo na PF. (Com informações Folha de São Paulo e G1)