Moderna anuncia vacina combinada contra Covid-19 e gripe; Novavax entra na fase de ensaios clínicos para imunizante combinado

0
65

Pelo menos duas empresas estão desenvolvendo vacinas combinadas contra a gripe e a Covid-19. A farmacêutica Moderna informou nesta quinta-feira (09)  que está desenvolvendo uma vacina única que combina o imunizante da empresa contra a Covid-19 com uma vacina experimental contra a gripe sazonal.

A vacina que está sendo chamada de mRNA-1073 codifica a proteína spike Covid-19 e as glicoproteínas HA da gripe, disse a empresa em um comunicado. De acordo com o CEO da Moderna, Stephane Bancel, a farmacêutica planejava customizar e atualizar a vacina de reforço anual. Isso aparentemente a manteria eficaz, pois a Covid e os vírus da gripe sofrem mutação.

Ainda segundo a empresa, os testes clínicos devem começar nos próximos seis a 12 meses.

Novavax começa teste em estágio inicial para vacina combinada contra gripe e Covid-19

A Novavax, que ainda não tem autorização de uso de emergência contra a Covid-19 nos Estados Unidos, informou na quarta-feira (08) que iniciou um estudo em estágio inicial para testar a vacina combinada contra a gripe e a Covid-19.

O ensaio, que será conduzido na Austrália, envolverá 640 adultos saudáveis ​​com idades entre 50 e 70 anos e quem tenham sido previamente infectados com o coronavírus ou tomado uma vacina contra a Covid-19 autorizada pelo menos oito semanas antes do estudo.

Os participantes receberão uma combinação da vacina candidata contra a Covid-19 da empresa, NVX-CoV2373, e sua vacina contra Influenza, NanoFlu, junto com um adjuvante ou reforço da vacina. A farmacêutica espera obter os resultados do teste no primeiro semestre de 2022.