Mitos sobre o seu corpo que você achou que eram verdadeiros

0
237

Por Lilian Alevato

Diariamente estamos aprendendo algo novo. Por um lado, coisas antigas que vêm de geração em geração, e, por outro, coisas literalmente novas, do nosso mundo atual. No entanto, com o passar do tempo, algumas dessas “lições de vida”, digamos, se tornam grandes equívocos, dando destaque para tudo que vem desde 1980 para cá.
E é sobre isso que vamos falar no texto de hoje! Acompanhe-nos agora e conheça os mitos médicos que você sempre pensou que eram verdadeiros. Vamos lá?

Sair sem uma blusa de frio vai deixá-lo doente
Antes de você sair de casa, sua mãe vive pedindo para você levar uma blusa para que não pegue uma gripe, como se o tempo frio fosse algo contagioso ou algo assim?
Acontece que esse mito surgiu muitas décadas atrás, quando os nossos entes queridos que não tinham conhecimento científico espalharam esse “meme médico”, digamos.
Gripes comuns são vírus, então, obviamente, eles são transmitidos após contato com o vírus. Sair e pegar uma gripe sem estar com algum doente faz tanto sentido quanto a Coca-Cola que elimina ferrugens. Dezenas de estudos afirmam que temperaturas frias não o deixam doente. Então, se o seu filho reclamar que não quer usar casaco porque é feio ou desconfortável, não se preocupe. Um casaco o protegerá do frio, mas não do vírus. A única maneira de ficar longe do vírus é lavando as mãos. Portanto, sinta-se livre para forçar o seu filho a lavar as mãos sempre.

Ser gordo não é bom para a saúde
Ok, a gordura em excesso não é algo completamente bom para a saúde, mas calma aí! Tomar 20 litros de refrigerante por semana e fumar um pacote de cigarros por dia deixa muito menos saudável do que uma pessoa que come seu glorioso sanduíche gigante todos os dias. Então, nesse caso, ser gordo é mais saudável, não é?!
Além disso, as pessoas mais gordinhas vivem mais tempo do que as pessoas mais magras, pois sua percepção do que é saudável é inexistente. Já parou para pensar que talvez parar com essa sua obsessão por dietas milagrosas e desfrutar de um sanduíche possa realmente fazer bem a você? Pois é, pense nisso…

Você pode evitar ficar doente se melhorar o seu sistema imunológico
Desculpe, mas você não vai. E se você melhorasse o seu sistema imunológico, provavelmente você morreria – sim, isso é sério.
Hoje em dia, parece que as pessoas – especialmente as de idade – têm seus remédios naturais e rituais para prevenir as mesmas doenças comuns existentes. No entanto, a verdade é que nada disso adianta.

Além disso, se você melhorar o seu sistema imunológico, automaticamente também estaria impulsionando muitas coisas dentro do seu corpo que, sinceramente, não há necessidade alguma de melhorar. Um sistema imunológico impulsionado resultaria em um efeito pró-inflamatório que bagunçaria funções cardiovasculares, podendo levar até mesmo a ataques cardíacos, derrames cerebrais (AVC) e outros.

Revista Facebrasil – Edição 76 – 2017