Marinheiro da foto que virou símbolo do fim da Segunda Guerra Mundial morre aos 95 anos

0
161

Morreu aos 95 anos, George Mendonsa, que durante décadas sustentou ser o marinheiro da icônica foto de 1945 na Times Square, apelidada de “O Beijo”,  e que virou o símbolo do fim da Segunda Guerra Mundial.

Segundo a CNN, ele morreu neste domingo (17), em Newport, Rhode Island, apenas dois dias antes do seu aniversário de 96 anos.

Era 14 de agosto de 1945, quando o marinheiro George Mendonsa deu um beijo apaixonado em Greta Zimmer Friedman na Times Square, em Nova York, depois do anúncio da rendição do Japão.  

O fotógrafo Alfred Eisenstaedt captou o momento e a imagem foi publicada em página inteira na revista Life. A fotografia rapidamente se transformou em um símbolo do fim do conflito.

Durante anos, vários homens e mulheres contestaram a identidade do casal. Mas os autores de “O Kissing Sailor: O Mistério por trás da foto que terminou a Segunda Guerra Mundial” concluíram que o marinheiro beijador era George Mendonsa. Para chegar a esta conclusão, os peritos usaram técnicas de reconhecimento facial e reconstruções forenses de alta tecnologia.

Greta Zimmer Friedman também foi identificada pelos peritos como a mulher beijada na foto. Ela trabalhava como assistente de dentista. Os dois não se conheciam. Greta morreu em 2016, aos 92 anos.