Malhação em família – na revista Facebrasil 65

0
62

por Eduardo Castilhos

Quando não são as crianças, é o(a) companheiro(a). Talvez seja o tempo, afinal, chove lá fora. Noutro dia faz calor demais. E quando nada justifica, sobra até para o cachorro, que assiste a tudo sem entender nada, se vai ou se fica!

Somos bastante criativos da arte de inventar desculpas e, mais uma vez, adiar a tão urgente atividade física.

Vale lembrar que tudo na vida é uma questão de hábito, e adotar uma rotina saudável fica mais fácil quando envolvemos quem amamos, porque, muito além de um simples exercício, o “treino” vira uma grande reunião familiar, com todos se apoiando e incentivando.

As belas condições climáticas da Flórida proporcionam ainda a escolha de atividades ao ar livre, que podem ser praticadas até mesmo no jardim da casa ou em um dos inúmeros parques existentes na cidade – inclusive os de diversões.

Quer coisa mais gostosa e saudável do que caminhar com a família em um parque temático, tipo EPCOT (para aqueles que dispõem do Passe Anual)? Dá para desfrutar de todo o cenário existente para entrar em forma e em contato com as pessoas mais importantes da sua vida.

Uma informação útil, que muitos não conhecem, é que uma volta no EPCOT a pé, com início e chegada na entrada, tem exatos 4,47 km, o que garante uma ótima caminhada, boa queima de calorias, além de um exercício diferente e muito divertido.

E esse passeio pode ser aplicado em todos os outros parques, que também dispõem de razoáveis distâncias entre o ponto de entrada e saída: Magic Kingdom (3,49 km), Hollywood Studios (2,23 km) e Animal Kingdom (3,65 km).

Não podemos esquecer que, com o passe especial anual da Disney, você tem direito a frequentar um dos mais bonitos e funcionais complexos esportivos dos Estados Unidos, chamado de ESPN Wide World of Sports.

Para todos aqueles que têm o passe anual, deixamos aqui uma boa sugestão de como explorá-lo ainda mais, promovendo a saúde e a interação da família.

Lembre-se de que, como em qualquer outra atividade, é importante vestir-se apropriadamente. No caso de caminhadas, opte por roupas leves, calçados com boa sustentação, e traga garrafinhas d’água ou isotônicos, que não podem faltar.

Para aqueles que têm crianças pequenas e não querem levar os carrinhos de passeio, saibam que os parques disponibilizam modelos simples para locação.

Esportistas e entusiastas mais “high tech” estão liberados para investir em um medidor de frequência cardíaca, com indicação da queima de calorias, quantidade de passos, distância percorrida, entre outras medidas – dado que, se bem utilizados, auxiliam a caminhada e “controlam” o progresso de cada um.

Os parques públicos, que não necessitam de mensalidade alguma, podem ser utilizados da mesma forma, como um programa familiar, pois dispõem de pistas de caminhada ou corrida, ciclovias, quadras poliesportivas, além de parquinhos infantis. Em muitos deles, aliás, há áreas cobertas e reservadas para, quem sabe, uma confraternização familiar após as atividades físicas – terminando os exercícios com um belo piquenique com direito a frutas, bebidas, cereais e outras delícias saudáveis.

Além da caminhada, outra boa alternativa de esporte para se praticar em parques públicos ou condomínios (os que permitem) é o ciclismo. Bicicletas podem ser compradas a preços honestos aqui nos Estados Unidos, e são vendidas até em supermercados.

Pedalando ou caminhando, o segredo é o mesmo: manter-se sempre em movimento – e melhor ainda se a família toda embarcar nesse ritmo saudável e sadio.

Praticar esporte ao lado de quem se ama é uma ótima maneira de entrar em forma e em sintonia com quem de fato importa.