27.8 C
Orlando
quinta-feira, abril 18, 2024

Maine Coons, os gatos gigantes – na revista Facebrasil 70

Muito conhecidos nos Estados Unidos, os maine coons, ou “gatos gigantes”, como são popularmente chamados, vêm despertando a curiosidade e o desejo de muitos brasileiros. Afinal de contas, se um bichano em tamanho normal já é uma fofura, imagine com 12 quilos e mais de um metro de cumprimento?

Apesar de a raça ter surgido nos Estados Unidos, é muito difícil saber exatamente qual a origem de seus ancestrais. Das várias versões, a mais plausível é que o maine coon tenha aparecido por meio da seleção natural de outras raças de gatos trazidas da Europa para a Nova Inglaterra.

O nome maine coon é uma junção do nome do estado do Maine com a palavra racoon (guaxinim em inglês). Mas por que o Maine? Porque foi lá que surgiram muitas espécies desse tipo de gato – tanto que, em 1985, o maine coon foi considerado a raça oficial daquele estado.

Curiosidades e características

São muito dóceis e, apesar do jeito imponente, adoram brincar e se dão bem com crianças e outros animais domésticos. Muitos maine coons costumam seguir os donos, assim como fazem os cães. Adaptamse bem tanto a casa como a apartamento, isso porque, mesmo sendo grandes, não necessitam de muito espaço, já que não fazem muita atividade física.

Ao contrário dos gatos de outras raças, que crescem no máximo até um ano, os maine coons seguem crescendo até os três anos. Não existe uma coloração específica; na verdade a raça apresenta mais de 50 cores diferentes.

Apesar dos pelos longos, necessitam de poucos cuidados, devendo ser escovados uma ou duas vezes por semana e tomar banho a cada três meses. Têm expectativa de vida de 12 a 15 anos.

Pensando em ter um?

Se você se encantou pela raça e quer adquirir um, é importante buscar informações sobre os criadores.

A proprietária do Gatil KatzeCoon, Greice Lezio, explica: “Os interessados em adquirir um maine coon devem procurar criadores registrados em uma federação idônea, que já entregue seu filhote com o primeiro ciclo de vacinas completo, castrado, com contrato de compra e venda e com pedigree. Se possível, visiteo criador, para ver como os gatos vivem. Quando se compra de bons criadores, o tutor terá toda a assistência por toda a vida do animal. Não aconselho comprar em sites de leilão e pet shops”. Quanto à idade para serem adquiridos, Greice afirma que a partir dos quatro meses de vida já é possível levar um gatão desses pra casa.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »