21 C
Orlando
sábado, outubro 11, 2025

La Casa de Papel. Como explicar tamanho sucesso? – na revista Facebrasil

Nos últimos anos, a qualidade e a quantidade de séries exibidas na TV e em plataformas de streaming tiveram um salto espantoso, e elas já rivalizam com os filmes na busca pela atenção do público. As produções americanas, claro, são as que mais fazem sucesso, porém, em 2017, “La Casa de Papel”, uma série espanhola, conquistou a atenção e o coração de milhões de pessoas em todo o mundo e entrou para o hall das melhores e mais assistidas de todos os tempos. Curiosamente, a série, que conta a história do plano e execução de um assalto à Casa da Moeda da Espanha, foi exibida sem muito alarde em uma TV espanhola, mas, quando a Netflix adquiriu os direitos de exibi-la, “La Casa de Papel” se tornou um fenômeno mundial. Os motivos principais para entender o sucesso de “La Casa de Papel” são:

Carisma dos assaltantes

Apelidados com nomes de cidades, Tóquio, Berlim, Moscou e os demais ganharam a simpatia do público, pois cada um ali tem uma história, um passado com dificuldades que vai sendo apresentado com calma ao público. Há o que tem uma doença incurável, o gay fortão, mas de bom coração, o casal que se apaixona, pai e filho etc. O fato de não usarem violência contra os reféns e de não serem estereotipados, como os assaltantes de muitos filmes e séries, lhes dá ainda mais pontos.

A inteligência do “Professor”

O plano de roubar a Casa da Moeda da Espa- nha foi meticulosamente estudado e depois ensi- nado pelo Professor aos parceiros. Ele está quase sempre um passo à frente das ações dos policiais, e para cada jogada dos “adversários”, ele tem um contra-ataque de deixar o público de boca aberta. E quando as coisas não ocorrem dentro do previsto, o mentor do assalto ainda consegue improvisar de maneira sensacional, como quan- do se veste de mendigo dentro de um ferro-ve- lho, consegue eliminar provas contra seu grupo e ainda enganar os policiais.

O relacionamento entre o “Professor” e a inspetora de polícia

Um dos pontos mais marcantes da série é a aproximação do “Professor” com a inspetora de polícia Raquel. Mesmo sendo uma mulher forte e que comanda as negociações do sequestro, ela acaba sendo seduzida pelo “Professor”, sem saber que ele é justamente o líder do bando. Apesar de metódico, ele acaba dando indícios de que está mesmo se apaixonando pela inspetora, e isso cria um clima de expectativa sobre o que ocorrerá com os dois e com o próprio desenrolar do crime.

Enfrentar o sistema

Boa parte do mundo vive um momento de enorme decepção com as autoridades políticas e econômicas. É como se os poderosos pudessem fazer o que querem, e os demais apenas obedecer, por isso, quando um grupo resolve enfrentar o sistema, roubando-o, como ele de certa forma faz com todos nós, a simpatia com esse grupo é imediata. Apesar de simbólico, muitos especialistas afirmam que isso tem impacto ainda que inconsciente no público.

Devido ao enorme sucesso, a Netflix anunciou que a série, que inicialmente teria duas temporadas, ganhará uma terceira. Para quem ainda não assistiu, vai a nossa dica: vale a pena ver, e para quem já assistiu, resta aguardar a nova sessão, para saber como toda essa trama irá acabar.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »