JPMorgan revisa PIB do Brasil para -1% em 2020

0
131

O JPMorgan revisou a expectativa para o PIB brasileiro de crescimento de 1,6% para queda de 1% neste ano. Em relatório divulgado nesta quarta-feira (18), o banco prevê que o primeiro semestre será de “profunda recessão”.

A estimativa é de que o PIB deve cair 3,5% no primeiro trimestre pelos efeitos da queda do PIB global e também das medidas de contenção à disseminação do coronavírus no Brasil, que devem se acelerar a partir desta segunda quinzena de março.

Segundo o relatório, no segundo trimestre, os efeitos negativos da disseminação da Covid-19, as medidas de contenção no país, o aperto nas condições financeiras e a recessão global vão derrubar ainda mais a atividade.

A projeção é que o PIB cresça 7,0% no terceiro trimestre e 3,0% no quarto, quando o vírus provavelmente estará contido, a liquidez do mercado normalizada e a produção global se recuperando.

Mas essa recuperação no não deve ser suficiente para compensar o primeiro semestre, levando o PIB de 2020 a cair 1,0%, no primeiro desempenho anual negativo desde 2016. (Com informações Valor Investe)