“Japonês da Federal” revela histórias de presos da Lava Jato no ‘Conversa com Bial’

0
398

Das páginas dos jornais à figura célebre do carnaval, com direito a marchinha em sua homenagem, Newton Ishii passou os últimos anos atendendo pela alcunha de “japonês da Federal”. Newton conduziu e acompanhou a prisão de nomes que detinham boa parte do poder no país.

No ‘Conversa com Bial’, Ishii, agora aposentado, lança sua biografia, escrita por Luís Humberto Carrijo, e conta detalhes tanto de sua vida pessoal como da carreira dentro da Polícia Federal.

A lista de presos com os quais Ishii lidou passa por Marcelo Odebrecht, Antonio Palocci, José Dirceu, Delúbio Soares, Sérgio Cabral, Renato Duque, Eduardo Cunha, Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa.

A despeito da carreira pública do “japonês da Federal”, sua trajetória pessoal tem nuances que também poderiam estar nas páginas de jornais – e, de fato, uma delas esteve. Acusado por estar envolvido em um sistema de contrabando, ele chegou a ser preso e teve de usar tornozeleira eletrônica.

O programa ‘Conversa com Bial’ vai ao ar no canal internacional da Globo nesta quarta-feira, dia 15, nas Américas, e quinta-feira, dia 16, na Europa, África, Japão e Austrália.

Foto: Globo/Fábio Rocha = Pedro Bial (Apresentador), Newton Ishii (Japonês da Federal) e Luís Humberto Carrijo (Escritor).