21.7 C
Orlando
segunda-feira, outubro 27, 2025

Itamaraty confirma detenção de ativista brasileiro em centro israelense

O Itamaraty confirmou em uma nota divulgada nesta terça-feira (10) que o ativista brasileiro Thiago Ávila está em um centro de detenção em Israel após ter recusado assinar documentos de deportação para o Brasil.

As forças israelenses interceptaram um navio com ajuda humanitária, com Ávila, a sueca Greta Thunberg e outros ativistas no caminho da Faixa de Gaza. A tripulação de 12 pessoas foi levada para Israel.

A assessoria da Flotilha da Liberdade também afirmou que Ávila está em greve de fome.

O Itamaraty havia confirmado anteriormente que o ativista brasileiro tinha chegado ao aeroporto de Tel Aviv, onde retornaria ao Brasil.

“Com a chegada do navio a Israel, agentes consulares da Embaixada em Tel Aviv foram destacados para deslocar-se até o aeroporto e acompanhar o nacional durante o processo de deportação para o Brasil”, afirma o Ministério das Relações Exteriores.

Contudo, acrescenta: “Tendo em vista sua recusa em ser imediatamente deportado, o ativista brasileiro foi levado a centro de detenção israelense”.

O Brasil ainda pediu pela libertação de Ávila e condenou a situação humanitária na Faixa de Gaza.

“Em contexto de gravíssima situação humanitária na Faixa de Gaza, onde há fome e desnutrição generalizadas, o Brasil deplora a continuidade de severas restrições, em violação ao direito internacional humanitário, à entrada de itens básicos de subsistência no Estado da Palestina”, afirma. (com informações CNN)

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »