23 C
Orlando
sábado, outubro 11, 2025

Irã anuncia que derrubou drone dos Estados Unidos

Os Guardiões da Revolução do Irã anunciaram nesta quinta-feira (20) que  derrubaram um avião não tripulado dos Estados Unidos, que serviria para operações de espionagem perto do Estreito de Ormuz, uma passagem importante na rota de petroleiros que saem do Oriente Médio e que foi o local onde vários navios foram atacados no último mês.

O drone não era de ataque, apenas de vigilância. Mas, segundo os Guardiões da Revolução, a aeronave não tripulada violou o espaço aéreo do Irã.

Não houve uma reação oficial imediata dos Estados Unidos. Entretanto, autoridades americanas citadas anonimamente pela agência de notícias Reuters teriam afirmado que o drone se encontrava no espaço aéreo internacional. Um porta-voz militar americano declarou que nenhuma espaçonave esteve em atividade dentro daquele país.

O presidente Donald Trump afirmou pelo Twitter que o Irão cometeu “um grande erro”.

O Estreito de Ormuz é a única ligação entre o Golfo Pérsico e os oceanos, sendo um ponto geográfico estratégico pelo qual passa um quinto dos carregamentos de petróleo mundial. Ele está localizado a apenas 80 quilômetros dos Emirados Árabes Unidos e de Omã.

A derrubada do drone ocorre em meio ao aumento da tensão entre o Irã e os EUA no Oriente Médio, com troca de ameaças entre os dois países em torno daquela área e depois do governo americano ter decidido enviar mais tropas à região e fortalecer sua instalação militar de navios e mísseis no Golfo Pérsico. (Com informações Agência Brasil)

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »