24.9 C
Orlando
terça-feira, setembro 10, 2024

Influência social

por Sandro Motta e Sonia Motta 

A influência é a ação de induzir, influir, convencer, formatar pensamentos, atitudes, comportamentos, relacionamentos, formação de opinião individual ou coletiva.

Reis, seus impérios, e civilizações floresceram e também desapareceram por causa dela.

Nos dias de hoje, em meio de uma revolução tecnológica nas comunicações, a influência cresceu em poder e eficiência. Em um mundo, cada vez mais globalizado, com uma sociedade, cada vez mais digital, ficou muito mais veloz e fácil de influenciar multidões.

Viajando um pouco no tempo, antes do auge da internet, quem exercia mais influência no mundo eram os que tinham mais espaço na mídia televisiva, radiofônica e impressa. As chamadas celebridades, aquelas da esfera financeira (os donos do dinheiro que sempre mandaram nesse“jogo”), seguidos pelos “astros” da TV, do Cinema, do Rádio, da Música, dos esportes, do Teatro, Jornalistas, Radialistas e Colunistas Sociais de Jornais e Revistas, Escritores de sucesso, além da classe política e seu partidarismo.

Numa democracia os poderes se dividiam em três: O Executivo; o Legislativo e o Judiciário.

Muitos acreditavam que ainda existia outro poder, que na maioria das vezes era mais forte do que os outros três. Afinal, que poder é este?

Este é o 4o poder, mais conhecido como Mídia, mas bem que poderia ser chamado de 1o poder, porque quase sempre ganhou e continua ganhando dos outros três no efeito de causar influência no meio social. E por mais incrível que pareça, é a Mídia que também sempre “ditou a agenda do dia”dos outros três poderes constituídos em uma democracia.

Voltando aos dias atuais, o 4o poder “se vestiu da espada e do escudo” da nova era digital! O 4o poder; a Mídia, se consolidou e se tornou mais democrática, onde vivemos com a inclusão dos influenciadores digitais, aqueles das redes sociais, que se vivessem antes da “explosão da internet”;fariam parte dos excluídos sociais, daqueles que não tinham voz, dos que viviam quase no anonimato, que só tinham voz em núcleos pequenos da sociedade, no bate papo da esquina do bairro, do bar, dos trabalhadores no seu intervalo para o almoço, na famosa “pelada de futebol” dos fins de semana, do churrasco e também da feijoada, da turma da praia, do surf, do samba, do pagode, do carnaval e etc. Mas suas ideias e opiniões por melhores que fossem não passavam da localidade, não tinham a facilidade

de serem propagadas e de exercerem a influência, porque não tinham Mídia, e sem Mídia com “M” maiúsculo não se tem voz.

Mas hoje, tudo mudou, com a democratização da Mídia, que deixou de ser vertical para se tornar horizontal, os maiores influenciadores estão no “Planeta Digital, orbitando o Universo das Redes Sociais, nas invisíveis teias da Internet”.

O acesso às novas tecnologias de comunicação, impulsionado pelo incrível WI-FI, que “abrigou todos em sua rede”, e impulsionou o desenvolvimento de influenciadores que “Surfando” em seus Smartphones, Tablets, Notbooks, onde quer que eles estejam, são e fazem a notícia, através de suas postagens cada vez mais corajosas e ousadas, recebem seus incontáveis likes e muito mais…!

Então a conclusão é que o 4o poder passou a ser o 1o, liderando de forma absoluta os outros três, dentro de um sistema que conhecemos com “Democracia”. Pense nisso, olhando também de fora para dentro deste intrigante sistema de governo, que nasceu do povo; para ser exercido pelo povo e para o povo!

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »