Quatro dicas para quem quer ou já trabalha no esquema de home office

0
298

Na última década, o número de profissionais que passou a trabalhar em casa disparou em muitos países. Isso, sem dúvida, é ótimo, pois não é preciso perder tempo no trânsito, é possível ter flexibilidade com os horários, e o ambiente é bem mais agradável, pois se está no conforto do próprio lar. Mas quem tem a chance de atuar no esquema de home office precisa estar atento a uma série de detalhes que podem fazer com que o seu trabalho seja ou não produtivo.

Ignorar normas básicas, certamente, levará a pessoa a perder o emprego e essa chance ímpar de trabalhar em casa. Por isso, listamos o que você deve fazer caso atue ou venha a atuar no esquema de home office.

Monte seu home office

Um dos grandes erros de quem tem a chance de trabalhar no esquema de home office é imaginar que poderá realizar bem as tarefas em qualquer parte da casa, seja deitado na cama, seja vendo TV, etc. Não cometa esse erro! Você precisa ter um espaço destinado a realizar suas funções de modo que permita concentração total. Se tiver um cômodo disponível, ótimo coloque nele o que for necessário para o seu trabalho (mesa, notebook, telefone, internet com boa qualidade, ferramentas, etc.); se não tiver um cômodo, adapte em seu quarto ou em outro espaço onde seja possível ter tudo de que precisa – e, importante, silêncio. O local precisa de uma entrada de luz natural, mas também que haja lâmpadas que possam clarear o ambiente quando necessário.

Cumprir horários

Se você tem de trabalhar um número fixo de horas por dia, cumpra rigorosamente esse prazo. Se for possível escolher o horário para começar ou dividir em algumas etapas durante o dia, sem problema, mas não crie o hábito de um dia trabalhar pouco e depois querer compensar trabalhando muito. Isso só trará problemas.

Sem distrações

Um dos grandes desafios que quem trabalhar em esquema de home office precisa vencer é relacionado às diversas distrações. Se até mesmo em escritórios convencionais os funcionários gastam tempo conversando ou navegando na internet, em casa essa tentação é ainda maior – porém, isso resultará em queda de produtividade e atrasos. Para evitar esse problema, jamais trabalhe com a TV ligada ou fique entrando na internet a cada dez minutos. É claro que você pode fazer uma paradinha para um café ou ir ao banheiro, mas procure se policiar para não exagerar nas paradas.

Outro ponto importante na questão das distrações é que, caso haja familiares na casa, eles devem ter em mente que só devem conversar com você quando for algo realmente importante. Caso contrário, seu trabalho será constantemente interrompido.

Vestimenta

Por estar em casa, você não precisa se vestir de maneira impecável, como se estivesse indo para o escritório em dia de reunião, mas também não dá para ficar todo desleixado. O ato de vestir uma roupa adequada fará com que você se sinta realmente em um ambiente de trabalho, e não como se estivesse em um domingo chuvoso, em que só dá vontade de relaxar no sofá, vestindo um pijama.