Home Hygge Style

0
129

Como profissional e amante da área de designer e decoração de interiores, o que eu mais desejava era que o estilo “hygge” (pronuncia-se hu-gah) ganhasse o mundo e finalmente esse desejo acontece se realiza este ano. Esta palavra para definir o estilo, não tem uma tradução na língua inglesa, mas pode ser entendido como um estilo que seja confortável, aconchegante, convidativo e – em outras palavras – “casa-com-cara-de-lar”.

Não podemos apontar uma data exata de quando este estilo começou a ganhar o mercado atual, porém posso apontar que os lares ganharam uma nova roupagem estilo showroom com a chegada dos anos 2000. A ideia de virada do milênio, onde tudo seria moderno e frio (assim como as residências do desenho animado os “Jetsons”) ganhou força e então junto da nova era moderna, os designers e decoradores iniciaram a aplicação do estilo nos projetos, deixando de lado o aconchego visual.

Uma residência moderna não deve necessariamente ter um design frio e sem vida, cabe ao designer responsável saber equilibrar os elementos e então deixar o ambiente mais desejável. De que vale um lindo sofá moderno, se você ao olhar não tem vontade de se jogar e curtir o dia deitado nele?  Qual graça tem uma casa onde a decoração não reflete nada sobre os moradores? Estas perguntas são necessárias e devem der feitas quando se avalia um projeto residencial.

Este velho/novo estilo é fácil de ser incorporado na sua decoração atual e eu sei que você leu até aqui se perguntando como dar aquela aquecida na sua atual decoração. Não vamos perder mais tempo e então vamos direto para as dicas:

– Partindo da minha visão como profissional e amigo dos meus clientes, acredito que em um lar deve ter uma harmonia na decoração, e que esta seja multisensorial, portando eu defendo a ideia de trabalhar com os elementos da natureza no design, trazendo o externo para o interno.

-Velas: Além de ser romântico, a luz das velas deixam o ambiente mais convidativo. Sabe aquele jantar a luz de vela? Quer saber outro segredo? A luz que emana das velas também deixam as pessoas mais atraentes.

– Flores ou plantas: Não preciso lembrar que estes itens trazem vida e frescor para o seu lar. A beleza das flores aliada os benefícios psicológicos da cor verde nos ambientes, são de muita importância. Existem estudos que apontam a recuperação acelerada de pacientes depressivos que tem plantas ou a cor verde no ambiente.

-Madeira: Moveis de madeira adicionam beleza, a sensação de segurança e calor.

-Mantas: Não importa de qual material que seja feita, mas uma bela manta jogada de maneira estilosa no sofá ou cadeira é muito convidativa e charmosa.

– Tapete natural: Tapete de material natural está em uso e tem sido peça chave em vários projetos, mesmo em ambientes criados com inclinação para o estilo casual elegante.

Para finalizar, adicione fotos de momentos importantes e espalhe pela casa objetos que tenham um significado emotivo. Após organizar seu ambiente, acenda a vela, pegue um café gostoso e curta este estilo que abraça os moradores. Mais dicas e matérias sobre novidades no mundo do design e decoração na próxima edição.

Por Cory Silveira