9.1 C
Orlando
quinta-feira, novembro 13, 2025

Happy new soccer year – na revista Facebrasil 126

por Marco Meccia

Olá nobres leitores, ufa!!! 2024 foi um ano agitado, cheio de desafios, aprendizados e conquistas, principalmente na área desportiva. 

Aqui, na nossa região da Central Florida, sob o comando de brasileiros, vimos nascer o primeiro Surf Club oficial BRA/USA, o Florida Surf Club, vimos o Jiu Jitsu Grace Barra, do mestre Rodrigo Frezza, conquistar diversos torneios em diversas categorias, inclusive o Mundial Master, vimos nascer a primeira escola de defesa pessoal do mestre Arthur Dib, que inclusive foi convidado a treinar policiais e integrantes das forças armadas, vimos o vôlei conquistar torneios regionais, o handball, o beach tennis e o pickleball com inúmeras conquistas do coach Kibe. Vimos a escola de futebol do Orlando City de Celebration conquistar ligas importantes como CSL, EDP, Bazooka, UPSL dentre outras sob o brilhante trabalho do coach Heitor, assim como vimos a escola do Orlando City do Milenia, sob o comando de Rafa e Gabriel, a conquistar a primeira copa interna do OC MLS, tivemos múltiplas ligas como as edições das Copas Gallo, Celebration Soccer Stars, Nona Cup, Celebration International Cup com participação do Corinthians (chute inicial), da FC Series. No Kart, vimos grandes conquistas com Lucas e Fabio, o Futvolei da Riplay e tantas outras conquistas desportivas comandadas por brasileiros ao longo de 2024. Sim, foi um ano excelente, de superação e conquistas.

Exatamente como escrevi em março de 2023, sobre a estabilidade pós-crescimento desportivo, em que, naquele momento temporal, sim, previmos exatamente o que aconteceu em 2024, onde todos lemos, ouvimos, vimos e vivemos o grande crescimento desportivo. Destaco a partir daqui o futebol, soccer como chamamos nos EUA e que passarei a descrever, … e,… olha que eu nem estou digitando sobre a Copa do Mundo FIFA que acontecerá por aqui em 2026, ou o Mundial de Clubes que acontecerá esse ano de 2025, mas sim, falando dos aspirantes a profissionais, jogadores, clubes e/ou ligas, das conquistas desportivas e dos preparativos para o futuro (já começou).

Como sabem, queridos leitores, amo citar a premiada e, talvez uma das melhores (ou a melhor) matéria sobre esse tema, a matéria “Quarentena Soccer Club”, vale muito a leitura, pois estamos trilhando um caminho como já (là) mencionado, o que vem se comprovando pela superação do antigo “novo normal” e de uma pandemia que nos deixou cicatrizes, porém nos curamos e nos tornamos mais fortes. 

Ei 2025(!), nós não temos mais “medo”. Aproveito para parafrasear Jota Quest, “Ei Medo, eu não te escuto mais”. 

Nosso povo, repleto de bons profissionais, trouxe na bagagem (2024) um aprendizado e uma dedicação diferenciada, quer seja pelo conhecimento adquirido, que cuidadosamente adequaram à realidade americana, quer seja pelo instinto de sobrevivência que despertou-se aqui como imigrantes, pois os bons profissionais cuidam melhor de seu “quintal” quando outros dependem dele, sem machucar ninguém.

Nesse novo tempo, 2025, o ensinamento de gestão de negócios, desportivos ou não, nos mostra que continuamos em transformação e que continuamos vivendo em um mundo que mudou o comportamento de toda uma geração, tanto de valores, como de convivência e tudo indica que será um ano baseado nos fracassos individuais aprendidos, nos mostrando que teremos um ano de acertos, conquistas e muito mais tranquilidade para vencermos eventuais tempestades. Resiliência volta a ser a palavra, mas não mais para sobrevivência financeira, e, sim, para uma colheita de vitórias.

Quanto ao soccer, futebol, em 2024 dobrou-se o número de licenças para coaches/treinadores, triplicou o número de licenças para referees/árbitros e cresceu desordenadamente (por hora) o número de “escolas/academias”, bem como o número de praticantes. Com tantos eventos e proliferação do esporte, inclusive em áreas mais remotas, 2025 será ainda melhor e mais produtivo. Será um ano de boa colheita.

“feliz do homem que, com seu racional otimismo, incentiva o meio em que vive.” (Marco Meccia)

@MecciaMarco



Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »