21.2 C
Orlando
domingo, outubro 26, 2025

Ginástica mental – na revista Facebrasil 108

Você já pensou em turbinar o seu cérebro? Assim como os músculos, nosso cérebro deve ser constantemente estimulado de modo a garantir o bom funcionamento e evitar problemas como o cansaço mental, ou até doenças como o mal de Alzheimer.

No livro “Mantenha seu Cérebro Vivo”, o neurocientista norte-americano, Larry Katz, explica como funciona a neuróbica, uma espécie de ginástica para ativar as funções cerebrais e melhorar o desempenho a curto e longo prazo.

A teoria consiste na crença de que fazer algo diferente do que executamos de maneira mecânica melhora a concentração e a memória. Katz defende inverter a ordem de alguns movimentos comuns do nosso dia a dia, quebrar a rotina com algo incomum e sair da caixa, explorando os cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato.

Como turbinar cérebro

  • Estar sempre em contato com algo diferente do habitual, fazer viagens a lugares nunca antes visitados, ler uma nova revista, livro ou site.
  • Sair da zona de conforto, escrever com as duas mãos, ler ou ver fotos de cabeça para baixo concentrando-se em detalhes não reparados anteriormente, praticar exercícios e jogos cognitivos.
  • Evitar práticas automáticas variando os percursos diários e trocar a posição dos ícones de celular e computador.
  • Desenvolver atividades às cegas como vestir-se de olhos fechados ou lavar a louça sem enxergar.
  • Dar maior atenção aos estímulos ao nosso redor, como aromas e sons. Andar a pé e fazer uma nova atividade de lazer.

Agachamento e seu cérebro

O professor de fisiologia e bioquímica da Universidade de South Wales, no País de Gales, Damian Bailey, garante que o agachamento é um dos melhores exercícios para melhorar a função cerebral. Em um experimento, ele conectou um equipamento de medição de fluxo sanguíneo aos cérebros dos participantes enquanto faziam os exercícios. Ao agachar, a cabeça  se move para cima e para baixo contra a gravidade e os vasos sanguíneos tentam atenuar as mudanças na pressão sanguínea e agem como amortecedores para o cérebro. 

À medida que os vasos trabalham duro para manter o cérebro bem suprido de oxigênio, as células do revestimento interno vivo liberam boas moléculas que agem como fertilizantes cerebrais. Esses “bons soldados”, como são chamados por Bailey, se movem para o tecido cerebral e estimulam novas conexões, novos neurônios, novas células, trabalhando em última instância para torná-lo um pouco mais inteligente. Em outras palavras: os agachamentos podem levar ao crescimento de novas células cerebrais. 

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »