Frio congelante nos Estados Unidos com temperaturas iguais ao do Polo Sul

0
354

A onda de frio extremo que atinge pelo menos seis estados americanos deixou as temperaturas tão baixas quanto as registradas no Polo Sul. Segundo os meteorologistas, é a mais forte onda de frio das últimas décadas.

O frio extremo é causado pelo fenômeno chamado vórtice polar, que é uma massa de ar gelado em rotação que se locomove como um ciclone. Existe a possibilidade de uma pessoa congelar em menos de 10 minutos se sair ao ar livre em circunstâncias como essas, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

Em Chicago, sensação térmica chegou a marcar 30 graus negativos. O clima levou à declaração de estado de emergência nos Estados de Wisconsin, Michigan e Illinois, no centro-oeste. E também no Alabama e Mississippi, localizados no sul do país.

Desde início da semana, o frio extremo forçou o cancelamento de milhares de voos e deixou 12 mortos. Escolas e universidades suspenderam as aulas, o transporte público está paralisado em várias cidades e as linhas de energia congelaram em algumas áreas, causando a queda de energia.

A expectativa é que a temperatura chegue a 40 graus negativos até começar a subir nesta sexta-feira.

Com informações ABC