Flórida se prepara para a chegada do furacão Dorian

0
230

O furacão Dorian deve ganhar força, se expandir e se tornar um furacão de categoria 4 antes de atingir a Flórida na semana que vem, de acordo com previsões desta sexta-feira (30), do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

A previsão é de que o furacão cresça à medida que seu avanço se torna mais lento nas águas quentes perto da costa, e chegue à terra no fim de segunda-feira (02) ou no começo da terça (03). 

Todo o estado da Flórida está sob declaração de emergência. O governador Ron DeSantis convocou 2.500 tropas da Guarda Nacional e outras 1.500 estarão de prontidão. 

Não foram ordenadas evacuações, mas a expectativa é que a trajetória do furacão fique mais clara depois que ele atingir o solo. Por enquanto, acredita-se que ele alcance a categoria 4 no domingo (01), com ventos a mais de 208 quilômetros por hora. 

A movimentação do furacão é de 19,2 quilômetros por hora, mas pode se desacelerar. Quanto mais lenta a marcha, mais tempo ele tem para puxar “combustível” do mar quente.

Modelos recentes do Centro Nacional de Furacões mostram que ele pode atingir a região central do estado na terça-feira (03) ou na quarta-feira (04), perdendo força à medida que se afasta do mar, mas na categoria 1.

O presidente Donald Trump cancelou uma viagem que estava agendada para a Polônia e enviou o vice, Mike Pence, em seu lugar, para poder monitorar as reações ao furacão. Ele disse que comida e água estão sendo enviadas à Flórida. (Com informações Reuters)