A comédia musical se baseia no livro clássico infantil do escritor britânico Roald Dahl: “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Protagonizado por Timothée Chalamet, o filme conta a história do jovem Willy Wonka antes de se tornar a mente brilhante por trás da maior fábrica de chocolate do mundo.
Aspirante a mágico e apaixonado por doces, o jovem Wonka embarca em uma aventura para espalhar alegria através de seu delicioso chocolate. O longa mostra como ele conheceu seu fiel assistente Oompa-Loompa, interpretado por Hugh Grant, que o ajudou a ir contra todas as probabilidades para se tornar o maior chocolatier já visto.
A trama traz a mensagem de que as melhores coisas da vida começam com um sonho.
Porém, a jornada do chocolateiro não é nada fácil. Enquanto tenta arrecadar fundos para iniciar sua empreitada, Wonka precisa lidar com o monopólio dos doces da cidade. O protagonista usa magia e efeitos especiais em busca de transformar sua marca em uma potência neste mercado acirrado.
O filme se passa 25 anos antes de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, quando Wonka recebe alguns jovens em sua fábrica com o intuito de escolher um herdeiro. A história ganhou duas versões no cinema, a primeira em 1971, com o ator Gene Wilder como o empresário excêntrico, e a segunda em 2005, com Johnny Depp nesse papel.