19.2 C
Orlando
sábado, outubro 25, 2025

Filme Marighella – na revista Facebrasil 111

“O filme que debate censura, ditadura militar e liberdade.

Marighella é o personagem principal do filme que leva seu nome. O longa, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim em 2019, chegou às telas dos cinemas brasileiros em novembro de 2021 data de 52 anos da morte do “Guerrilheiro que incendiou o mundo”.

O filme é baseado na biografia escrita pelo jornalista Mário Magalhães e inicia sua narrativa em 1969. A história traz Carlos Marighella no comando de um grupo de jovens guerrilheiros, tentando divulgar sua revolução, desacreditada pela censura e por um policial que o rotula como inimigo público.

Fundador da Ação Libertadora Nacional, principal representante da luta armada contra a ditadura, Marighella entrou para a história sempre assumindo polos opostos: enquanto é idolatrado por uns como herói, é condenado no mesmo nível por outros, acusado de terrorismo. 

Com 2h40 de duração, Marighella começa e termina com a mensagem de liberdade, de que todos os seres humanos merecem o melhor do mundo e que talvez até valha a pena arriscar a própria vida por isso. Carrega a mensagem de que é possível calar um homem, mas ninguém pode calar uma alma. 

Marighella foi dirigido, roteirizado e produzido por Wagner Moura. Protagonizado por Seu Jorge, tem no elenco Adriana Esteves como Clara Charf, esposa de Marighella; Bruno Gagliasso que interpreta o delegado Fleury; Herson Capri como o jornalista Jorge Salles; Humberto Carrão, Bella Camero, Jorge Paz e Rafael Lozano que interpretam guerrilheiros.

 Consolidado como o filme mais assistido no Brasil durante o período de pandemia, Marighella também está disponível no streaming, na plataforma do Globoplay.

Related Articles

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles

Translate »