Filhos na escola?

0
83

Como os pais devem agir

Demonstrar interesse pela vida escolar dos filhos é fundamental no processo de aprendizagem. Quando percebem que os pais se interessam por suas experiências e estudos, as crianças e os adolescentes sentem-se valorizados e com boa autoestima. Os especialistas explicam que acompanhar o desempenho e crescimento educacional dos filhos diminui a chance de problemas comportamentais e aumenta as habilidades sociais deles. É muito importante valorizar, estimular, motivar, prestigiar, ensinar, conversar e discutir. Os filhos precisam dessa parceria para aprender e aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela escola. A participação da família na vida escolar dá a chance para os filhos, dentre outras coisas, demonstrarem maior autocontrole e comportamento cooperativo.

Como acompanhar o desempenho escolar dos filhos 

Os pais devem acompanhar o desempenho escolar dos filhos, mas sem muita cobrança. O ideal é saber equilibrar as coisas, ou seja, não ser do tipo que não fiscaliza nada nem ser o ditador que bota pressão a todo momento. Um dos grandes erros dos pais é só se preocupar com as notas dos filhos. Muitas vezes, eles podem estar se esforçando, mas não estão conseguindo assimilar o conteúdo. A cobrança, além de não resolver absolutamente nada, ainda colocará um peso maior sobre eles. Se o seu filho faz todas as atividades, estuda para as provas, mas não obtém bons resultados, é preciso entender quais são as dificuldades dele. Não está entendendo a matéria? É muita coisa para estudar? Converse com calma e veja o que de fato está por trás do problema. Muitas vezes ele precisa apenas ler ou praticar um pouco mais; em outros casos, pode ser que o professor não esteja usando a didática adequada. O importante é se colocar como um amigo dele, e não como um fiscalizador rígido. É hora de dar apoio. Não cobrar notas altas, cobrar apenas o esforço.

Mais do que simplesmente perguntar como foram as aulas, é preciso acompanhar o dia a dia dos filhos. Demonstrar interesse pela rotina deles. A palavra-chave é “ajudar”.

Estimular para melhorar o aprendizado

Dependendo do conteúdo da matéria, os pais podem ajudar os filhos com os conhecimentos que têm. Mas é preciso explicar de uma maneira informal o conteúdo que está sendo estudado pela criança e adolescente. Além disso, há muitos vídeos e sites na internet que podem ajudar nessa tarefa. O melhor a fazer é estimular os filhos a conhecer diversos assuntos. Convidá-los para assistir a um documentário, mostrar reportagens, livros, e incentivar a pesquisa. Essa atitude vai fazer com que eles adquiram o prazer pelo aprender. Mas jamais estimule recompensas. Prometer um presente caso o filho tire a nota máxima pode ser um peso a mais para ele, pois, além de se preocupar com a prova, ficará pensando na frustração que será não conseguir a nota para ganhar o tal presente. O importante é fazê-lo entender que o prêmio maior será o aprendizado que ele poderá utilizar no futuro, em uma faculdade, no trabalho, num concurso e, principalmente, por toda a vida.