Feliz (e sustentável) ano novo

0
291

Algumas vezes nos pegamos pensando sobre nossas metas de vida.

E é em épocas como estas, de início de ano, que projetamos os ideais que queremos conquistar. Uns querem perder peso (maioria), outros querem começar a praticar uma atividade física (os mesmos) e ainda tem aqueles que querem resolver alguma situação incômoda em suas vidas (provavelmente os dois grupos anteriores) e usam o “reset” do “ano novo” para fazer seus votos (compromissos, promessas, metas, determinações).

Tudo isso é muito bom, até aí tudo bem, somos todos mais ou menos iguais, contanto que nós mesmos não nos boicotássemos, e daí provavelmente não teríamos que repetir nossos votos a cada virada de ano.

Então… Eu lhe proponho que, entre seus votos de “ano novo”, você inclua três metas simples e singelas:
1ª Trace metas possíveis;
2ª Comprometa-se a poupar recursos naturais;
3ª Comprometa-se a ser seu melhor amigo e não se boicotar em seus propósitos.

Nada mudará se você não mudar suas atitudes. Para concluir suas vontades, não adianta querer, tem que mudar a atitude, e assim é com tudo na sua vida. Se você quer emagrecer, faça dieta; se você quer ter um corpo definido, vá para a academia; se você quer deixar um planeta viável para seus filhos e netos, preserve os recursos naturais!

Seja seu melhor amigo! Geralmente amigos não dão dinheiro de presente. Se você quer dinheiro para viver melhor, as únicas chances que você tem são trabalhar, herdar, ganhar na loteria. Fora isso, suas chances são bem mais escassas do que acertar na loteria. Então ajude-se. A cada ano que passa, nossa determinação de mudar esbarra mais nas nossas capacidades físicas. E assim é com o planeta e os recursos naturais; estamos a cada dia exaurindo nossas forças e as da natureza.

Feliz ano novo! Que ele seja pleno de tudo que há de melhor em sua vida. Que você atinja suas metas, seja seu melhor amigo, seja amigo do planeta, viva melhor, e se você seguir esses singelos conselhos e auxiliar as pessoas que gravitam em sua esfera de amigos, não se preocupe com o ano que começa!

Giovanni Alevato é empresário, formado em gestão ambiental pela COPPE-UFRJ. Adora viajar, cozinhar e, acredite se quiser, trabalhar.

Revista Facebrasil – Edição 47 – 2015